Criança de apenas dez dias de vida está entre os pacientes infectados com o novo Coronavírus em Petrópolis

Diagnóstico laboratorial de casos suspeitos do novo coronavírus (2019-nCoV), realizado pelo Laboratório de Vírus Respiratório e do Sarampo do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), que atua como Centro de Referência Nacional em Vírus Respiratórios para o Ministério da Saúde

Uma menina, recém-nascida, é a mais nova contaminada pela COVID-19, em Petrópolis. A notificação foi feita pela Vigilância Epidemiológica na tarde desta quarta-feira (29/04). A criança está internada desde o parto, realizado dia 19 de abril, com complicações respiratórias que vêm sendo acompanhadas e tratadas pelos médicos pediatras da unidade.

Segundo a equipe médica que atendeu à gestante, sua internação para o procedimento de parto ocorreu dia 19 deste mês e a paciente já apresentava sintomas da doença, como tosse e desconforto respiratório. Após o parto ela precisou ser entubada e seu estado de saúde se agravou rapidamente.

Com sintomas mais claros da COVID-19, os médicos autorizaram a coleta de material para exames no dia seguinte (20/04). Ainda segundo a equipe, a paciente faleceu no dia 23/04, apenas quatro dias após a internação. Ela tinha 36 anos e era moradora do bairro Mosela.

“Ficamos tristes pelo falecimento desta mãe e, também, pela notícia da bebê de apenas dez dias que já está precisando lutar pela vida. Exatamente por este motivo temos pedido tanto à população para que evite as aglomerações e tome todas as medidas protetivas no seu dia a dia”, frisou o prefeito Bernardo Rossi.

Médicos responsáveis pelo caso suspeitam que a contaminação possa ter ocorrido durante o parto da menina. A equipe técnica da Secretaria de Saúde do município permanece aguardando para a próxima semana o resultado dos exames realizados na paciente.

Posts relacionados

Black Friday 2024 promete impulsionar o comércio em Petrópolis com desafios e oportunidades

Espírito natalino chega ao Shopping Itaipava neste sábado com programação que segue até dezembro

Diretor da OMS tem alta de hospital no Rio, onde passou a noite