Curso de Enfermagem agora no formato semipresencial

O curso presencial de Enfermagem já é tradicional na Estácio Petrópolis, no entanto, agora, está com a oportunidade do formato semipresencial, no qual o aluno estudar disciplinas online ou presencialmente a partir do segundo período, além de contar com a experiência em laboratórios e aulas com os mesmos professores. É ideal para quem precisa de flexibilidade de horário, mas não abre mão da experiência no campus.

“A tecnologia está cada vez mais presente em nosso cotidiano, mudanças são percebidas em diversos setores, inclusive na educação. A flexibilidade trazida pelo semipresencial permite que pessoas com uma rotina corrida devido ao trabalho, por exemplo, consigam ter acesso aos estudos organizando seus próprios horários”, disse a diretora da unidade Petrópolis, Patrícia Bach.

O curso de bacharelado em Enfermagem na Estácio prepara profissionais com formação generalista, qualificados para o exercício da Enfermagem nas dimensões do cuidar, gerenciar, educar e investigar cientificamente, pautado em princípios éticos, conhecimentos específicos e interdisciplinares, senso de responsabilidade social e compromisso com a cidadania, nas ações de promoção, proteção e recuperação e manutenção da saúde.

Com duração mínima de cinco anos (10 períodos), o curso de Enfermagem na Estácio contempla conteúdos relacionados ao processo saúde-doença do indivíduo, da família e da comunidade, proporcionando a integralidade das ações do cuidar em Enfermagem. Desde o início da graduação, os alunos têm acesso a disciplinas comuns a vários cursos da saúde, permitindo maior aproximação com a multidisciplinaridade, junto a outros estudantes da mesma área de conhecimento.

A estrutura curricular é organizada em quatro áreas: Bases Biológicas, Sociais e Humanas na Saúde; Fundamentos de Enfermagem; Assistência de Enfermagem e Administração, Ensino e Pesquisa em Enfermagem. Os conteúdos são abordados conciliando teoria e prática – com atividades desenvolvidas em laboratórios, consultórios, Unidades de Saúde (hospitais, postos de Saúde), Organizações não-governamentais, escolas, creches, empresas e comunidade.

Na Estácio é oferecida infraestrutura adequada aos futuros enfermeiros, possibilitando o desenvolvimento de habilidades em ambiente controlado e de modo seguro, favorecendo melhor aproveitamento para as atividades de práticas externas e estágios.

Perfil profissional e mercado de trabalho

O aluno graduado em Enfermagem recebe o título de bacharel – direcionado para atuação no mercado de trabalho. O Enfermeiro é apto a atuar na assistência, em todos os níveis de complexidade, em Postos de Saúde; Unidades Básicas de Saúde; Unidades de Saúde da Família; Unidade de Saúde Ribeirinha; Unidade de Saúde Fluvial; Consultório na Rua, Núcleo de Ampliado de Saúde da Família, Hospitais de pequeno, médio e grande porte; Maternidades; Centros de parto natural; Clínicas de repouso; Asilos; Consultórios e Clínicas de Enfermagem; Estética; Práticas integrativas e complementares em saúde; Serviços especializados; Atendimento de urgência e emergência, resgate; Enfermagem do trabalho, offshore e onshore, aeronáutica, dentre outros.

Posts relacionados

Black Friday 2024 promete impulsionar o comércio em Petrópolis com desafios e oportunidades

Espírito natalino chega ao Shopping Itaipava neste sábado com programação que segue até dezembro

Diretor da OMS tem alta de hospital no Rio, onde passou a noite