O curso de Odontologia do Centro Universitário Arthur Sá Earp Neto (UNIFASE) será destaque na 1ª Mostra Comemorativa aos 20 anos da Política Nacional de Saúde Bucal – Brasil Sorridente. Trabalho inscrito em chamamento público lançado pelo Ministério da Saúde, por meio da Coordenação Geral de Saúde Bucal (CGSB) e a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), foi selecionado e será apresentado durante o evento, que será realizado nos dias 21 e 22 de novembro deste ano, em Brasília (DF), apresentando experiências exitosas relacionadas a eixos estratégicos que qualificam a Política Nacional de Saúde Bucal no âmbito assistencial, de gestão e educacional.
A UNIFASE foi selecionada com a experiência “Criação e desenvolvimento do Curso de Odontologia do Centro Universitário Arthur de Sá Earp Neto (UNIFASE), com base na Integração Ensino-Serviço com as Equipes de Estratégia de Saúde da Família/SMS Petrópolis”.
Coordenadora do curso de Odontologia da UNIFASE, Isabel Valente explica que ter o curso de Odontologia selecionado para participar do evento vai permitir que a instituição “compartilhe a experiência da construção cuidadosa de uma matriz curricular plenamente alinhada às Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Odontologia (DCN), que visam formar graduandos capacitados para uma atuação profissional fundamentada nos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS). Essa matriz promove a formação de profissionais com capacidade crítica, habilidades de liderança e integração local, incentivando sua participação ativa nos debates sobre políticas públicas e fortalecendo a prática do SUS por meio de parcerias entre ensino, serviço e comunidade”.
Desde o início dos estudos, os alunos do curso de Odontologia da UNIFASE têm a oportunidade de vivenciar a prática na Unidade Básica de Saúde alinhada à Estratégia Saúde da Família, onde são supervisionados por preceptores (cirurgiões-dentistas), bem como de estagiar em odontologia hospitalar sob a orientação de docentes do Curso de Odontologia da UNIFASE. Entre as atividades realizadas pelos discentes no SUS estão a educação popular em saúde, o tratamento restaurador atraumático em escolares, visitas à Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e a participação em projetos terapêuticos singulares.
“As práticas pedagógicas adotadas no curso de Odontologia da UNIFASE têm como objetivo estimular o estudante a assumir um papel cada vez mais ativo no processo de aprendizagem, passando de mero receptor de conteúdos a alguém com iniciativa, curiosidade e capacidade reflexiva. Participar desse evento nacional vai dar mais visibilidade ao compromisso institucional com a formação de cirurgiões-dentistas éticos, comprometidos com o sistema de saúde vigente no país, aptos a desenvolver ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde bucal, tanto em nível individual, quanto coletivo”, finaliza a coordenadora, Isabel Valente.