Defesa Civil distribui cartilhas de prevenção aos desastres no Terminal Centro

Reforçar os cuidados que os petropolitanos devem ter em caso de chuvas fortes. Com esse objetivo, a Secretaria de Defesa Civil e Ações Voluntárias iniciou a entrega de cartilhas de prevenção aos desastres de origem natural nos terminais rodoviários urbanos nesta terça-feira (07.01) no Centro. A ideia é aproveitar o grande fluxo de pessoas nestes locais para reforçar o trabalho de conscientização realizado pela pasta, promovendo a orientação da população com dicas de segurança. A iniciativa integra as ações do Plano Verão 2020.

Desde a última quinta (02) até hoje, a Secretaria de Defesa Civil e Ações Voluntárias contabiliza 215 ocorrências em toda a cidade. Nos últimos quatro dias, o acumulado de chuva chegou até 294 milímetros (Centro) e 227.25 mm (Itaipava). “Apesar desses números, não temos registro de mortos ou feridos. O nosso trabalho de prevenção tem esse objetivo, de salvar vidas”, explica o secretário de Defesa Civil e Ações Voluntárias, coronel Paulo Renato, que liderou o trabalho.

Os agentes da Defesa Civil também fixaram os cartazes do programa SOS Chuvas em bares, lanchonetes, padaria e bancas de jornais dentro do terminal do Centro. No ano passado, o mesmo trabalho foi realizado com a entrega de mais de três mil exemplares das cartilhas, que ensinam dicas simples, como a preparação de um kit de emergência, o conserto de vazamentos em reservatórios e caixas-d’água e o descarte correto do lixo.

A entrega das cartilhas também acontece nos dias 9 (Terminal Itamarati); 14 (Terminal Corrêas) e 16 (Terminal Itaipava) de janeiro, de 10h até 12h. “Desde o início da nossa gestão, a Defesa Civil está mais próxima da população dentro dos bairros, trabalhando o ano todo, com foco na prevenção de desastres”, destaca o prefeito Bernardo Rossi.

Nos meses de novembro e dezembro do ano passado, a Defesa Civil realizou a entrega desse material educativo nas 12 comunidades da cidade que contam com 20 conjuntos de sirenes do Sistema de Alerta e Alarme. Os agentes também vistoriaram cada um dos 15 pontos de apoio existentes nos bairros. O trabalho também reforça a importância das sirenes e prepara os responsáveis pelos locais de abrigo para o verão.

“Começamos nosso calendário ainda em novembro do ano passado para garantir que tudo esteja organizado para o período mais crítico, que segue até abril. Desde o início da gestão do prefeito Bernardo Rossi, trabalhamos com a prevenção de desastres de origem natural e de forma organizada”, explica.

O trabalho realizado nos terminais rodoviários urbanos faz parte Plano Verão 2020. Também estão incluídos neste planejamento o Defesa Civil nas Escolas, o Defesa Civil Jovem, o SOS Chuvas e o programa Rio Limpo. “É importante que os moradores de áreas de risco do município procurem um local seguro sempre que começar a chover forte, antes mesmo de a sirene tocar. Os alertas das sirenes são o último aviso”, completa o secretário de Defesa Civil.

Posts relacionados

Mega-sena não tem ganhadores e prêmio vai para R$ 6 milhões

Governo destinará mais recursos contra queimadas, diz Casa Civil

CDL Petrópolis oferece treinamentos para atendimento e gestão gerencial