Defesa Civil vistoria pontos de apoio do Amazonas e Espírito Santo

Os agentes da Secretaria de Defesa Civil e Ações Voluntárias vistoriaram os pontos de apoio do Amazonas (E.M. Stefan Zweig) e do Espírito Santo (E.M. Marcelo Alencar), ambos no Quitandinha, nesta terça-feira (10.12). As condições de cada prédio para receber os moradores em caso de fortes chuvas foram avaliadas pelas equipes, que também distribuíram cartilhas de prevenção aos desastres de origem natural para moradores e comerciantes das duas localidades. Esse trabalho faz parte de um calendário de atividades da pasta nos bairros e integra as ações de prevenção do Plano Verão 2020.

Pela manhã, no Amazonas, os agentes também verificaram as condições da placa do ponto de apoio e fixaram cartazes do programa SOS Chuvas na escola e no comércio do entorno. Na sequência, houve a distribuição das cartilhas de prevenção aos desastres de origem natural. O mesmo trabalho foi realizado à tarde, no Espírito Santo. O acionamento manual e remoto das sirenes também foi realizado.

“Com a chegada do período de fortes chuvas, precisamos estar preparados caso seja necessário acionar alguma sirene, como aconteceu no Natal do ano passado, por exemplo”, recorda o secretário de Defesa Civil e Ações Voluntárias, coronel Paulo Renato, que acompanhou o trabalho de vistoria realizado pelos agentes. “É importante que a população entenda que as sirenes salvam vidas”, reforça o prefeito Bernardo Rossi.

No Amazonas, os agentes foram recebidos pela diretora adjunta Regina Siqueira. “Também participamos do Defesa Civil nas Escolas e estamos sempre engajados nas ações de prevenção. Sempre que acontece os testes nas sirenes, a gente reforça dentro da escola a importância dos equipamentos e sentimos que os alunos estão mais conscientes com relação aos riscos”, destacou.

Petrópolis conta com 20 conjuntos de sirenes do Sistema de Alerta e Alarme em 12 comunidades: Gentio, Buraco do Sapo, 24 de Maio, Alto da Serra, Bingen, Dr. Thouzet, Independência, Quitandinha, São Sebastião, Sargento Boening, Siméria e Vila Felipe. São 15 pontos de apoio, que são locais seguros para os moradores permanecerem caso os índices de chuva estejam alarmantes. O calendário de operações da Defesa Civil será realizado em todos estes locais.

“Os pontos de apoio funcionam muito bem como um local seguro até que a chuva passe. Esse é um sistema de apoio muito importante para o verão. Com esse calendário, estamos reforçando a importância desses equipamentos para as comunidades”, completa o secretário de Defesa Civil.

Após o trabalho dos agentes nesta terça-feira, o calendário de operações da Defesa Civil continua na próxima quinta-feira (12.12), às 10h, na E.M. Odette Fonseca, no Duques. No mesmo dia, às 14h, será a vez da visita na Escola Paroquial Bom Jesus, no Dr. Thouzet.

Posts relacionados

Mega-sena não tem ganhadores e prêmio vai para R$ 6 milhões

Governo destinará mais recursos contra queimadas, diz Casa Civil

CDL Petrópolis oferece treinamentos para atendimento e gestão gerencial