Defesa Civil vistoria pontos de apoio no Quitandinha e João Xavier

Nesta terça-feira (17.12) as equipes da Secretaria de Defesa Civil e Ações Voluntárias vistoriaram os pontos de apoio no Quitandinha (CEI Chiquinha Rolla) e Rua João Xavier (Salão Paroquial São Paulo Apóstolo). As condições de cada local para receber os moradores em caso de fortes chuvas foram avaliadas pelos agentes, que também distribuíram cartilhas de prevenção aos desastres de origem natural para moradores e comerciantes. As visitas fazem parte de um calendário de operações da Defesa Civil nos bairros, que segue até amanhã (18).

Pela manhã, no Quitandinha, os agentes também verificaram as condições da placa do ponto de apoio e fixaram cartazes do programa SOS Chuvas na instituição de ensino e no comércio do entorno. Na sequência, houve a distribuição das cartilhas de prevenção aos desastres de origem natural. O mesmo trabalho foi realizado à tarde, na Rua João Xavier. O acionamento manual e remoto das sirenes também foi realizado.

Voluntária da Defesa Civil há mais de 18 anos, a responsável pelo ponto de apoio da João Xavier, Ângela Ramos de Lima, ressalta a importância da vistoria no bairro. “A época das fortes chuvas está chegando então é importante esse trabalho. Já perdi as contas das vezes em que foi necessário abrir o ponto de apoio, então precisamos estar ainda mais atentos nesse período”, disse.

O trabalho nas comunidades integra as ações de prevenção do Plano Verão 2020. Na quarta-feira, acontecem as últimas ações do calendário nas comunidades: visita na E.M. Dr. Paula Buarque (Gentio/Vale do Cuiabá) e na quadra do Boa Esperança (Buraco do Sapo). Além disso, no mesmo dia, a Defesa Civil também vai promover o treinamento dos responsáveis pela abertura destes locais de apoio.

“Os 45 voluntários responsáveis por esse trabalho precisam estar alinhados com as nossas equipes. Vamos aproveitar o encerramento do calendário para realizarmos essa capacitação, com a entrega das chaves das sirenes para cada responsável”, explica o secretário de Defesa Civil e Ações Voluntárias, coronel Paulo Renato Vaz.  A atividade acontece às 15h na Sala de Cooperação municipal.

Petrópolis conta com 20 conjuntos de sirenes do Sistema de Alerta e Alarme em 12 comunidades: Gentio, Buraco do Sapo, 24 de Maio, Alto da Serra, Bingen, Dr. Thouzet, Independência, Quitandinha, São Sebastião, Sargento Boening, Siméria e Vila Felipe. São 15 pontos de apoio, que são locais seguros para os moradores permanecerem caso os índices de chuva estejam alarmantes. O calendário de operações da Defesa Civil será realizado em todos estes locais.

“É importante que a população entenda que as sirenes salvam vidas. No Natal do ano passado, por exemplo, foi necessário o acionamento e abertura dos pontos de apoio”, lembra o prefeito Bernardo Rossi. “As ações de prevenção são uma marca da nossa gestão. Além disso, também é uma maneira da Defesa Civil estar mais presentes nos bairros, trabalhando em conjunto com os moradores na redução de riscos de desastres”, completa o prefeito.

Posts relacionados

Mega-sena não tem ganhadores e prêmio vai para R$ 6 milhões

Governo destinará mais recursos contra queimadas, diz Casa Civil

CDL Petrópolis oferece treinamentos para atendimento e gestão gerencial