Análise de projetos prioritários para a economia, acompanhamento diário de processos administrativos e aceleração do ritmo operacional de tramitação nos departamentos do poder público são algumas das prioridades do plano de recuperação econômica da cidade no período pós-pandemia. Os assuntos nortearam uma reunião de trabalho entre o prefeito Bernardo Rossi, o novo secretário de Desenvolvimento Econômico, Marcelo Soares e a equipe da pasta, realizada nessa terça-feira (16.06), no auditório da Firjan. Na ocasião, Bernardo Rossi agradeceu a Marcelo Soares poder ter aceito o convite de fazer parte do governo municipal e salientou que o plano de recuperação já deve prever ações imediatas.
“Estamos passando por um momento muito difícil. Não é só Petrópolis que está sobrevivendo nesse cenário, mas, nós temos que alinhar as propostas e projetos, acelerar tudo o que pode ajudar a cidade como um todo na recuperação econômica. A missão é árdua, mas, às vezes, é no período de dificuldades que encontramos novos caminhos e chances. É preciso um olhar criterioso e experiente e fico muito feliz em ver toda a equipe debruçada na construção desse plano que já deve começar agora. Temos que estar preparados e apresentar soluções e isso deve ser construído agora”, afirmou o prefeito Bernardo Rossi.
Marcelo Soares destacou a necessidade de um plano semanal de acompanhamento do progresso dos processos do poder público nessa primeira fase. “É preciso ter disciplina para avançar em qualquer crise, isso tanto no privado quanto no poder público e é exatamente a partir disso que vamos começar. Todos os processos e projetos do poder público serão acompanhados de perto. Teremos um plano, um ritmo operacional intenso e objetivos claros para cumprir. O prefeito me deu essa missão e fico muito feliz em estar à frente dessa pasta. Petrópolis tem um grande potencial econômico e vamos fazer o possível para uma recuperação econômica com comprometimento e responsabilidade”, disse Marcelo Soares.
Durante o encontro, o prefeito Bernardo Rossi salientou os pontos positivos de Petrópolis como cidade atrativa para negócios. “Uma atenção especial aos empreendedores deve estar no plano. Temos diversas vocações como o turismo, tecnologia e comércio e isso deve ser um chamariz para novas empresas. Somos uma cidade segura, próxima ao Rio de Janeiro e queremos mostrar para as novas empresas que estão à procura de uma nova sede, que elas podem e devem se estabelecer na nossa cidade”, completou Bernardo Rossi.
A equipe da Secretaria de Desenvolvimento continuará os estudos detalhados para a construção do plano de recuperação. O resultado final deverá ser apresentado para o prefeito Bernardo Rossi nos próximos dias.