Petrópolis vai entrar na programação do maior festival colaborativo de criatividade do mundo, o World Creativity Day 2023. O evento, que é realizado desde 2018, se estenderá neste ano por 60 cidades brasileiras e mais de 30 no exterior. Em Petrópolis, o tema será A Era dos Criadores de Impacto, com 45 atividades gratuitas de educação, cultura e entretenimento para acelerar o desenvolvimento econômico sustentável na cidade.
Diretor da Escola Oficina Criativa, Alfredo Anderson de Freitas Leal é o responsável por trazer o evento para Petrópolis. Ele explica que serão três dias com palestras, fóruns e oficinas. “Haverá atividades presenciais e também online, dando ao público ampla oportunidade de participação”, explica, acrescentando que os encontros presenciais serão realizadas no Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), Faculdade de Educação Tecnológica do Estado do Rio de Janeiro (Faeterj), Escola Oficina Criativa e Escola de Música Santa Cecília.
Idealizador do Dia Mundial da Criatividade e diretor executivo da World Creativity Organization, Lucas Foster explica que o Dia Mundial da Criatividade desperta atenção das pessoas para a importância do tema. “Vem conscientizar o mundo sobre o valor da criatividade como matéria-prima para a solução de problemas”, explica, acrescentando que a comunidade criativa é formada por centenas de pessoas que buscam promover o desenvolvimento humano e profissional através da Revolução Criativa.
O vereador Hingo Hammes é um dos incentivadores da iniciativa e destaca a importância de eventos como este. “Estimular a criatividade, mostrar que a vida não é uma caixinha fechada com problemas para os quais há soluções pré-definidas, é essencial para promover o desenvolvimento das pessoas. Quando incentivadas desde a infância e a adolescência, elas têm potencializado o seu poder transformador, o que gera impactos positivos na vida, tanto no aspecto pessoal quanto no profissional”, lembra.
A programação
O evento será aberto no dia 20 de abril, às 9h no LNCC, com um painel com Anderson Leal, Fernanda Santoro e Marta Barboza sobre crenças limitantes. “São aquelas crenças que acontecem ao longo da vida das pessoas, quando dizem o que você pode ou não fazer de sua vida, limitando você àquilo que as pessoas acham, diferente daquilo que você acredita”, explica Anderson.
Haverá, ainda, palestras com especialistas de design, recursos humanos, fotografia, professores, escritores e geóloga, entre outros, tratando de assuntos de interesse do meio corporativo e também da população em geral.
Um dos encontros será com a professora de Publicidade e Marketing, Comunicação Social e Orientação Vocacional Elizabeth Regina de Souza. Com mais de 20 anos de experiência na indústria criativa em agências internacionais de publicidade, na área de estratégia e investigação de mercados, ela fundou, durante a pandemia, o @SomosTodosDaVinci. Vai falar, no dia 21, na Escola Oficina Criativa, sobre como podemos participar na construção de uma identidade vocacional criativa dos nossos filhos desde os primeiros anos de educação.
Durante o evento, a Escola Oficina Criativa, que é destaque pelo muro da escola, que sempre é pintado pelos seus alunos, vai abrir pela primeira vez inscrições pelo site para qualquer criança ou família da cidade participar da pintura, seja aluno ou não.
A fotografa Raíssa Kronemberger também vai participar do evento falando sobre como ser criativo na hora de preparar conteúdo para as redes, assim como a influenciadora digital Sabrina Sabrá, que vai discutir sobre o impacto dos criadores de conteúdo no dia a dia das pessoas. A programação completa pode ser conferida no link
https://worldcreativityday.com/brazil/petropolis/home. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas também no link.