No primeiro dia de eliminatórias do Desafio dos Chefs do Petrópolis Gourmet, nesta segunda-feira (13), a atmosfera no Senac-RJ, parceiro da ação, estava carregada com a promessa de criatividade culinária e competição acirrada. Com os talentosos chefs ansiosos para mostrar suas habilidades, a cozinha fervilhava de energia enquanto eles enfrentavam a missão de criar pratos únicos a partir de uma misteriosa caixa de ingredientes. O Desafio dos Chefs prevê ainda mais um dia de eliminatórias nesta quinta-feira (16), às 10h e às 14h, com a final sendo disputada no dia 21, às 10h. No total, 18 chefs disputam o cobiçado prêmio. A prova faz parte do Petrópolis Gourmet 2023, realizado pelo Petrópolis Convention & Visitors Bureau em 45 estabelecimentos participantes e com ampla programação de oficinas culinárias, agitos gastronômicos e palestras. O Desafio dos Chefs tem uma premiação especial: uma viagem de duas semanas a Portugal, com tudo pago e um curso na Cozinha Ricci, do renomado chef Márcio Ricci, radicado em Lisboa.
O presidente do Petrópolis Convention, Samir el Ghaoui, saudou os chefs na abertura da competição: “Nosso objetivo é promover a excelência gastronômica, impulsionar a criatividade e destacar o talento dos chefs locais. Ao criar este desafio, buscamos não apenas uma competição culinária acirrada, mas também a oportunidade de celebrar a diversidade e originalidade presentes em nossa rica cena gastronômica. Além disso, ao integrar a ação ao Petrópolis Gourmet, reforçamos nosso compromisso com a promoção do turismo gastronômico, consolidando Petrópolis como um destino de destaque para os amantes da boa comida”, afirmou.
Organizador da prova, Múcio Mafacciolli, diretor de Gastronomia do Petrópolis Convention, explicou as regras da competição nas provas eliminatórias e deu a partida à competição inédita. “Que este Desafio dos Chefs seja uma inspiração para todos, revelando a magia que acontece por trás dos bastidores de nossos restaurantes e estimulando a apreciação pela culinária local”, destacou.
Márcio Ricci, brasileiro radicado há 20 anos em Portugal, chef de renome na Europa, curador do festival e membro do júri, destacou que o desafio não é uma competição, mas uma integração. “Uma honra estar aqui, conviver, interagir e sair ainda mais experiente do Petrópolis Gourmet sabendo que deixo aqui minhas vivências e ainda que o chef vencedor estará comigo, pessoalmente, na Cozinha Ricci”, afirmou.
Na abertura, Silvana Henrichs, do Restaurante Adega Santarém, uma das quatro mulheres na disputa, falou em nome dos competidores: “uma grande oportunidade para todos, em especial para mim, que sou sous chef e que amo a gastronomia e quero sempre me aperfeiçoar”, afirmou.
Nas duas eliminatórias do dia a tensão aumentava à medida que o cronômetro contava os preciosos segundos, adicionando um elemento de urgência à competição que tem 90 minutos para a conclusão da prova. Os aromas tentadores e os sons habilidosos vindos das estações de trabalho criavam uma sinfonia gastronômica única. Os jurados, especialistas renomados no mundo da culinária, observavam atentamente cada movimento, avaliando não apenas o sabor, mas também a originalidade e a apresentação dos pratos entre outros critérios.
Cada participante demonstrou maestria ao lidar com as proteínas surpresa e os insumos disponíveis, destacando sua inventividade e habilidades técnicas no primeiro dia de eliminatórias, tornando a vida dos jurados, bem complicada. “A prova mais difícil é dos jurados porque é um time de chefs de primeira”, brincou Rula Simões, uma das componentes da comissão julgadora.
Gustavo Aronovick, que completa o time de jurados, falou da gastronomia como manifestação de afeto. “O tema esse ano foi muito bem escolhido e estou honrado em ser um dos avaliadores da disputa neste festival que representa muito para a cidade”, destacou.
Até às vésperas da final, o júri vai manter as avaliações reservadas. “A proposta é que se tenha a visão geral, dos 18, após terem passado pelas provas e aí, sim, se divulgue os cinco primeiros a partir a pontuação de cada um”, explica Múcio Mafacciolli. Os chefs tem vários critérios em julgamento, desde a apresentação pessoal, o empratamento, além, é claro, do sabor, textura, a técnica usada.
Participaram das eliminatórias desta segunda os chefs Silvana Henrichs, Wallace Bras, Alceu dos Santos, Antônio Barcelos, Felipe Moisés, Diego Fernandes, João Fialho, Cristina Pellegrini, Alcirlene dos Santos e Antônio Barcelos
Confira todos os chefs que participam do Desafio:
Alceu dos Santos – Princesa Isabel Gourmet
Alcirlene dos Santos – Chateaux Bistrô
Antônio Barcelos – Divino e Cucina
Antônio Vitorino – Restaurante 2 Vales
Clicia Thainna – Casarão da Cervejaria Odin
Cristina Pellegrini- Casa Pellegini
Diego Fernandes – SOBA
Felipe Moisés – Locanda Centro Histórico
Henrique Schimel – Osteria de La Campana
Ítalo Varjão – Brassaria Matriz
João Fialho – Adega do Mineiro
Luciano Amaral – Majórica
Matheus Guimarães – Camarão em Penca
Michel Coutinho- Restaurante Família Scharder
Miriã da Silva – Mimô Confeitaria e Bistrô
Sebah Peixoto – Olivo Cucina Italiana
Silvana Henrichs – Restaurante Adega Santarém
Wallace Braz – Katsura
O palco está pronto, e a expectativa está no ar para descobrir quem se destacará como o grande mestre da culinária no Petrópolis Gourmet 2023. Que comece o Desafio!
DESAFIO DOS CHEFS:
Dia 13 (segunda): eliminatória – 10h e 14h – Senac
Dia 16 (quinta): eliminatória – 10h e 14h – Senac
Dia 21 (terça): Final – 10h – Senac
Senac RJ Petrópolis: Rua Alfredo Pachá, 26 – Centro (em frente ao Palácio de Cristal)
Petrópolis Gourmet segue até o dia 26 nos restaurantes e com ampla programação
Ao longo de duas semanas, 45 restaurantes, bares, cafeterias e delicatessens participarão desse banquete gastronômico, proporcionando uma experiência única aos visitantes. A programação diversificada inclui oficinas culinárias, agitos gastronômicos, palestras e a ação Chefs na Praça. Toda a programação do festival que segue até o dia 26, está no site oficial do evento em www.petropolisgourmet.com.br.
O evento interage com o público pelas ruas da cidade, envolvendo a comunidade local e os turistas. As oficinas culinárias, palestras e rodas de conversa abordam desde as novas tendências na gastronomia até a nutrição sustentável, oferecendo uma experiência completa aos participantes.
O Petrópolis Gourmet tem o patrocínio da Concer, Toyoserra e Café 3 Corações e apoio de empresas locais e entidades empresarias de Petrópolis.