Educa em Casa: plataforma também tem conteúdos de consulta para profissionais da rede Municipal

A plataforma “Educa em Casa”, criada pela Secretaria de Educação para oferecer conteúdo pedagógico para os alunos da rede municipal durante a suspensão das aulas, também mantém dicas para profissionais que atuam com os estudantes. No ícone “Formação”, por exemplo, que está na sessão da “Educação Especial”, há dicas de vídeo, livros e textos sobre assuntos que norteiam a rotina escolar.

Todo o material foi selecionado pela equipe que atua na Educação Especial. O objetivo é mostrar referências e dar dicas que podem auxiliar na rotina pedagógica desses alunos. “Estamos com as aulas presenciais suspensas, mas, o Educa em Casa tem dicas de atividades para todos os públicos e, nada mais justo do que, também, oferecer conteúdo para os profissionais que atuam na rede. São sugestões e é uma forma de partilhar com os demais professores, o que as equipes estudam e avaliam”, explica a secretária de Educação, Marcia Palma.

Entre os assuntos abordados nas primeiras semanas de funcionamento do sistema há dicas de leitura sobre transtornos de aprendizagem na educação infantil, dificuldade de aprendizagem, discalculia, disortografia, disgrafia, dislexia, autismo, deficiência intelectual, além de dica de curta-metragem sobre autismo, paralisia cerebral e dicas de livros. Na semana sete, a deficiência visual foi o foco e um dos materiais destaca as possibilidades da criança com deficiência visual:

“A criança com deficiência visual precisa explorar suas possibilidades através da liberdade para manusear, tocar e receber conceitos concretos e abstratos do mundo que o cerca para que possa usar este conhecimento na escola e em outros ambientes. Deve receber os mesmos estímulos para que possa viver e sentir situações normais da infância, pois tem as mesmas condições de aprendizado”, completa a secretária.

Sobre o Educa em Casa:

A página foi criada sem custos para o poder público: as atividades são programadas por profissionais da Secretaria de Educação e o armazenamento está no próprio site governamental do município. No endereço há atividades lúdicas, dicas de leitura e atividades para a educação infantil e ensinos fundamental e médio, além de orientações por parte da educação especial. As informações podem ser acessadas por alunos e pais e responsáveis no endereço: http://www.petropolis.rj.gov.br/pmp/.

Posts relacionados

Setor de serviços cresce 1,2% em julho frente a junho e renova recorde

Setor de serviços cresce 0,5% de março para abril no país, revela IBGE

Ministério envia a 12 estados doses da nova vacina contra covid-19