Equipes das secretarias de Educação e Saúde iniciaram a revisão do “Guia de Retorno às aulas presenciais”. O documento, que agora irá se chamar “Protocolo de Prevenção à covid-19 e Influenza”, após ser aprovado pelo Comitê Científico será encaminhado para as escolas do município. A revisão tem como objetivo adequar o documento ao momento atual da pandemia do coronavírus e da Influenza na cidade.
“Estamos vivendo um novo momento da pandemia e por isso é importante estarmos sempre revisando e atualizando os protocolos sanitários para garantir a segurança de toda a comunidade escolar. Não apenas o vírus da covid-19 continua circulando na nossa cidade, mas também o da Infuenza, com isso as medidas devem ser para os dois casos. Além dos protocolos que devem ser seguidos é importante continuarmos avançando na vacinação tanto contra a covid quanto da Influenza”, alertou o prefeito Rubens Bomtempo.
Após a conclusão da revisão do documento ele será encaminhado para o Comitê Científico, o que deve acontecer na próxima semana. “A recomendação do uso das máscaras nas escolas, aliada a vacinação e outras medidas de segurança sanitária, são formas de frearmos a transmissão desses vírus. Boa parte dos casos suspeitos de covid nas escolas dão negativo, mas é importante estabelecermos normas e regras para que haja segurança dentro dos espaços escolares”, disse a secretária de Educação Adriana de Paula.
Depois que o documento passar pela aprovação do Comitê Científico será realizado um encontro com as diretoras da rede municipal para que os novos protocolos sejam apresentados. “Recomendação do uso de máscaras e higienização das mãos já são algumas das medidas que vamos continuar adotando nas escolas durante as aulas presenciais. Com o avanço da vacinação houve uma queda acentuada nos casos de covid e agora estamos em novo momento da pandemia. As atualizações nos protocolos deverão acontecer sempre que necessário”, concluiu a superintendente de Atenção Básica da Secretaria de Saúde, Claudia Respeita.