Empresa de Petrópolis é uma das vencedoras do Prêmio Firjan de Sustentabilidade 2024

Dez empresas fluminenses são as mais novas ganhadoras do Prêmio Firjan de Sustentabilidade, que neste ano contou com 62 projetos concorrentes. Entre as vencedoras está a Werner Tecidos, de Petrópolis, que venceu na categoria Mudança do clima e Eficiência energética, com o projeto “Tecnologia Aliada à Eficiência Energética”. O anúncio oficial dos vencedores ocorreu nesta segunda-feira (23/9), no auditório Aquário da Casa Firjan, com a participação dos finalistas, de Luiz Césio Caetano, atual 1º vice-presidente e presidente eleito da Firjan, e de Carlos Fernando Gross, 1º vice-presidente da Firjan CIRJ. A solenidade contou ainda com palestra magna do Rodolfo Beltrán Bravo, arquiteto, ex-ministro do Peru e atual diretor da organização Earth Day na América do Sul.

“A adoção de práticas sustentáveis pela indústria fluminense é crucial para mitigar impactos ambientais, promover a eficiência no uso de recursos naturais e reduzir emissões de gases de efeito estufa. Além de contribuir para a preservação do ecossistema, práticas sustentáveis impulsionam a inovação e a competitividade, alinhando-se a exigências regulatórias e expectativas de mercados globais”, destaca Isaac Plachta, presidente do Conselho Empresarial de Meio Ambiente da federação.

O projeto vencedor “Tecnologia Aliada à Eficiência Energética”, da Werner Fábrica de Tecidos, sobre a utilização de inversores de frequência para acionamento de motores elétricos em sistema de bombeamento de efluente industrial e contratação de energia de fonte renovável no ambiente de energia livre (mercado livre). A operação reduziu 70,8% o consumo de energia, comparado ao sistema tradicional de partida de motor estrela triângulo.

“É motivo de muito orgulho ver uma empresa centenária como a Werner, que além de ser uma das melhores no mercado em que atua, tem o compromisso com a sustentabilidade, utilizando de práticas responsáveis e inovação para a garantia de seu processo produtivo, deixando seu legado para as futuras gerações”, afirma Júlio Talon, presidente da Firjan Serrana.

A concessionária Águas do Imperador recebeu menção honrosa pelo projeto “Compostar é dar vida”, que realiza a destinação dos resíduos sólidos de maneira segura e sustentável, contribuindo diretamente com a redução dos passivos ambientais e esgotamento dos aterros, em parceria com a Organosolo Biotecnologia. Atualmente, já foram encaminhadas cerca de 2.000 toneladas de lodo de esgoto para a empresa parceira. E, após a realização da compostagem, parte do produto final é destinada à venda em lojas, hortos e grandes distribuidoras. Outra parte vai para a agricultura agroecológica, agricultura familiar, projetos educacionais como hortas escolares, projetos de reflorestamento e recuperação de solo degradado.

O Prêmio Firjan de Sustentabilidade reconhece as iniciativas que se destacam no estado do Rio em prol da sustentabilidade, que conciliam as atividades produtivas com a proteção ambiental, equilíbrio econômico e responsabilidade social. Desde 2013, o Prêmio recebeu 624 projetos, nas categorias “Água e Efluentes”; “Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos”; “Mudanças Climáticas e Eficiência Energética”; “Resíduos Sólidos”, “Gestão de Impacto e Investimento Social”; “Estratégias para Engajamento e Promoção da Agenda 2030 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável” e “Governança Corporativa”.

Também participaram da cerimônia Henrique Nora Júnior, presidente da Firjan Sul Fluminense e 2º vice-presidente eleito da Firjan; e Keitt Lomiento, coordenadora de conhecimento e parcerias da Rede Brasil do Pacto Global da ONU.

Conheça os projetos vencedores de cada categoria e as menções honrosas:

ÁGUA E EFLUENTES

Projeto: Gestão Sustentável de Frotas

Empresa: Águas do Paraíba   

BIODIVERSIDADE E SERVIÇOS ECOSSISTÊMICOS

Projeto: Renaturalização da Bacia do Rio Jacaré

Empresa: Prefeitura de Niterói

ESTRATÉGIAS DE ENGAJAMENTO E PROMOÇÃO DA AGENDA 2030 DOS OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Projeto: Be Well

Empresa: SBM Offshore

GESTÃO DE IMPACTO E INVESTIMENTO SOCIAL

Projeto: Aula Extra Roberto Rocca

Empresa: Ternium

GOVERNANÇA CORPORATIVA

Projeto: Projeto Carro Forte

Empresa: Fadel Transportes e Logística

MUDANÇA DO CLIMA E EFICIÊNCIA ENERGÉTICA

Projeto: Tecnologia Aliada à Eficiência Energética

Empresa: Werner Tecidos

RESÍDUOS SÓLIDOS

Projeto: Canteiro Sustentável Enel Distribuidora

Empresa: Enel

MENÇÃO HONROSA

Projeto: Compostar é dar vida

Empresa: Águas do Imperador   

Projeto: Gestão de Resíduos do Porto Sudeste

Empresa: Porto Sudeste

Projeto: Eco(s)cultura – Formação em cultura e educação ambiental para alunos da rede municipal de ensino

Empresa: Observatório de Favelas do Rio de Janeiro 

Posts relacionados

Black Friday 2024 promete impulsionar o comércio em Petrópolis com desafios e oportunidades

Espírito natalino chega ao Shopping Itaipava neste sábado com programação que segue até dezembro

Diretor da OMS tem alta de hospital no Rio, onde passou a noite