A Firjan vai premiar as melhores práticas de desenvolvimento sustentável no estado do Rio. A edição 2020 do Prêmio Firjan Ambiental está com as inscrições abertas até 09 de abril. A iniciativa reconhece práticas empresariais que contribuem para o avanço da agenda do desenvolvimento sustentável, com foco na proteção ambiental, no equilíbrio econômico e no bem-estar social.
Mais uma vez, o Prêmio vai considerar como um dos critérios de avaliação, a contribuição dos projetos aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU).
A premiação é dividida em cinco categorias: Água e Efluentes; Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos; Mudança do Clima e Eficiência Energética; Resíduos Sólidos; e Relação com Públicos de Interesse. Podem participar empresas, associações, sindicatos, instituições de pesquisa, terceiro setor, universidades e demais instituições com projetos concluídos ou em fase de implantação, com resultados mensuráveis em 2018 ou 2019.
“O Prêmio Firjan Ambiental reconhece e dá visibilidade às iniciativas e aos projetos empresariais que geraram impactos ambientais, sociais e econômicos positivos no estado do Rio de Janeiro. Representa o esforço das indústrias fluminenses no caminho do desenvolvimento sustentável, uma vez que privilegia a conservação de recursos naturais, ao mesmo tempo em que gera resultados econômicos e benefícios sociais positivos”, destaca o gerente de Sustentabilidade da Firjan, Jorge Peron.
Em 2018, o Programa Sustentabilidade Diária Le Canton, da Le Canton Redes Hoteleiras venceu na categoria Relação com Públicos de Interesse. O projeto maximiza os benefícios socioambientais do empreendimento, ao incorporar a educação na gestão ambiental da empresa. Cerca de 3 mil pessoas foram mobilizadas, entre colaboradores, horticultores, alunos e professores de escolas vizinhas, representantes da sociedade civil, do poder público e da comunidade do entorno.
Na categoria Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos, ganhou Caminhos da Fauna, da concessionária Concer, que implantou medidas, como cercas de proteção e passagens de fauna com câmeras de monitoramento, na BR-040 para evitar o atropelamento de animais. A implantação do projeto resultou em sete vezes menos animais atropelados.
Nas edições anteriores, o Prêmio contou com a inscrição de 381 projetos e premiou 46 instituições, incluindo a concessão de menção honrosa e a premiação propriamente dita.
As inscrições podem ser feitas no site www.firjan.com.br/acaoambiental, onde também está disponível o regulamento completo. Outras informações também podem ser obtidas pelo telefone (21) 2563-4410 ou e-mail premioambiental@firjan.com.br.