A Prefeitura de Petrópolis, por meio da Secretaria de Proteção e Defesa Civil, recebeu a visita da Marinha Brasileira, na última quinta-feira (28/09). O objetivo do encontro foi a integração entre as instituições para trocar experiências em ações para o enfrentamento de desastres causados pelas chuvas do verão.
“Em momentos de situações extremas, quanto mais capacitadas as pessoas estiverem, mais prático e assertivo se torna o trabalho em equipe. A troca de experiências entre as instituições é uma das formas de fortalecermos os laços, assim como é uma maneira de aprendermos com experiências das outras pessoas, a fim de aprimorar as ações integradas que são realizadas em situações de crise”, disse o Prefeito Rubens Bomtempo.
A análise topográfica e locais que podem ser utilizados para o pouso de aeronaves foram alguns dos temas tratados na reunião, que também apresentou o trabalho desenvolvido com os Núcleos de Defesa Civil Comunitários (Nudecs), a comunicação de emergência e as 16 ações realizadas pelo município, além de relembrar o trabalho realizado pela secretaria e as instituições de apoio durante e após as tragédias de fevereiro e março de 2022.
A fim de dar seguimento a estruturação das ações conjuntas entre a secretaria e a Marinha, outras reuniões entre as instituições serão agendadas, e o secretário de Proteção e Defesa Civil de Petrópolis, tenente-coronel Gil Kempers, afirmou que esses encontros serão benéficos para ambas as instituições. “Apresentar nossas ações e aprender com as outras agências sobre novas estratégias, a partir de pontos de vistas diferentes, nos torna mais assertivos e aumenta nossa agilidade em situações adversas”, disse Kempers.