As equipes dos nove Centros de Referência de Assistência Social (Cras) da Prefeitura passaram por uma capacitação ministrada pela Defensoria Pública da União (DPU). O objetivo da ação foi qualificar o atendimento nos Cras, principalmente com relação aos moradores atingidos pelas chuvas que tiveram benefícios federais e estaduais negados ou cancelados (como o Benefício de Prestação Continuada e o Auxílio Brasil).
Nesses casos de benefícios que não foram concedidos pela União ou pelo estado, o sistema identificou automaticamente que aquela família não teria direito a eles. Por isso, na capacitação, a equipe da DPU orientou as equipes dos Cras a analisarem caso a caso. Ou seja, que a situação de cada família seja avaliada, para que seja checado se realmente aquela família não teria direito aos benefícios.
“O trabalho da assistência social nos Cras é garantir direitos. Então, quando um benefício é negado, as nossas equipes ficam muito frustradas. Por isso, essa parceria da Prefeitura com a DPU vai fortalecer a garantia de direitos na nossa cidade. Tenho certeza que vamos avançar muito com relação àqueles que mais precisam, como é o caso dos atingidos pelas chuvas de 15 de fevereiro e 20 de março”, disse o secretário de Assistência Social, Fernando Araújo.
A capacitação foi realizada no último sábado (30), na Casa dos Conselhos Augusto Ângelo Zanatta, na sede Prefeitura. Participaram cerca de 100 trabalhadores dos Cras, entre assistentes sociais, psicólogos, agentes admistrativos e orientadores. Acompanharam a capacitação a diretora da proteção Social Básica da Secretaria de Assistência Social, Denize Militão, e a coordenadora geral dos Cras, Márcia Schanuel Bastos.
“Agora, ao longo deste mês de maio, as nossas equipes vão mapear as famílias que tiveram benefícios sociais negados. Depois, entre o fim de maio e o início de junho, a equipe da DPU estará novamente na cidade, para uma nova capacitação: para mostrar na prática como proceder com essas famílias que ficaram de fora de benefícios federais ou estaduais”, disse a coordenadora geral dos Cras, Márcia Schanuel Bastos.