Escola Municipalizada Santa Terezinha é destaque no 1º Prêmio Aprendizagem Solidária

Solidariedade. Essa foi a inspiração para que os alunos do 9º ano da Escola Municipalizada Santa Terezinha, no Vila Rica, mergulhassem em um projeto de resgate comunitário por intermédio da conscientização sobre o descarte correto do lixo com a separação dos itens recicláveis. A ação, que recebeu o nome – Nós Cuidamos da Vila com o Vila Recicla – é, hoje, motivo de comemoração no Vila Rica: o projeto ficou em 1º lugar na categoria 3 do 1º Prêmio Aprendizagem Solidária – Experiências que transformam promovido pela Rede Brasileira de Aprendizagem Solidária (RBAS), com coordenação técnica do Centro de Estudos em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC), do Instituto Singularidades, do Movimento Futuro, da Organização dos Estados Ibero-americanos para Educação, Ciência e Cultura (OEI) no Brasil e da Mori Educação e apoio do Centro Latino-Americano de Aprendizagem e Serviço Solidário (CLAYSS). No total, a premiação recebeu inscrição de mais de 200 projetos de todo o Brasil.

No próximo sábado (05/12), das 10h às 13h ocorrerá a apresentação online de todos os projetos vencedores, através do youtube (: /user/multisingu) e facebook (/singularidades). Os alunos e professores que coordenaram o projeto, Ana Carolina Kapler (professora de educação física) e Ronaldo Yallouz (professor de ciências), receberam a notícia da premiação com alegria: o projeto receberá uma verba de R$ 15 mil que permitirá a continuidade das ações de conscientização no bairro no próximo ano.

“Em 2019 resolvemos sair em uma caminhada pelo bairro e solicitamos que os alunos observassem e registrassem problemas do bairro. A turma que saiu conosco foi o 9º ano do ensino fundamental de 2019. Nesta caminhada eles fizeram a observação de que o que mais os incomodava no bairro era o lixo. No retorno à escola debatemos o problema e pensamos em uma forma de amenizar a situação. Daí surgiu o projeto. A notícia da premiação foi recebida com uma enorme alegria, pois, de fato, o projeto transformou o olhar da comunidade para o descarte do lixo, além de ter desenvolvido nos alunos o sentimento de pertença da própria comunidade”, explica Ana Carolina.

O projeto dos alunos petropolitanos conquistou o 1º lugar na categoria 3 (ensino fundamental anos finais e ensino médio), concorrendo com mais 8 projetos finalistas de escolas de todo o Brasil. Eles fizeram panfletos, produziram um vídeo e conversaram com os moradores sobre a importância do descarte correto do lixo.

“A colocação também nos garantiu a participação de um Seminário Internacional De Aprendizagem Solidária que acontecerá em Buenos Aires em 2021”, completou Ana Carolina.

Com o projeto, os alunos da Escola Municipalizada Santa Terezinha mostraram para a comunidade a importância de todos na separação do lixo. “Foi uma forma também de mostrar que é possível desenvolver renda e economia solidária através da separação correta dos itens. A escola, os professores e a comunidade estão de parabéns. O protagonismo juvenil mostra que possível mudar realidades”, parabenizou o prefeito Bernardo Rossi.

A secretária de Educação, Marcia Palma, destacou o incentivo dos professores. “Por meio do exemplo conseguimos despertar nos jovens não só o protagonismo em ações pró-comunidade, mas, também, o sentimento de pertencimento à comunidade. Agradeço os professores pelo incentivo e destaco que esse projeto já é referência na nossa rede municipal de Educação”.

Posts relacionados

Hingo Hammes e Firjan debatem estratégias para o desenvolvimento e a mobilidade urbana em Petrópolis

Circuito Imperial de Lutas realiza etapa de Judô neste domingo

Música clássica inspira a alta gastronomia no Petrópolis Gourmet 2024