Espaço Empreendedor registra 1.623 atendimentos em fevereiro

O Espaço Empreendedor da Secretaria de Desenvolvimento Econômico atendeu 1.623 pessoas em fevereiro. Desde janeiro funcionando na Rua Teresa, o registro foi maior na comparação dos atendimentos nos anos de 2019 e 2018.  O principal destaque do EE é o atendimento sem necessidade de agendamento.

O número de atendimentos nesse início de ano é 62% maior na comparação com os registros no mesmo período do ano passado – fevereiro de 2019 – quanto foram feitos 1000 atendimentos. Com relação ao ano de 2018, o aumento é 204% maior: no mesmo período, em 2018, foram registrados 533 atendimentos.

“O EE é a porta de entrada do empreendedor na nossa cidade. Local onde ele pode tirar todas as suas dúvidas sobre o que deve ser feito para abrir um novo negócio, ou, até mesmo para solicitar um microcrédito para aumentar a sua empresa. A retomada da economia está diretamente ligada aos novos negócios e a cidade está preparada para dar suporte aos novos empreendedores”, afirma o prefeito Bernardo Rossi.

Do total de atendimentos registrados em fevereiro – 1623, parte deles diz respeito à Jucerja – Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro: 1418 – são atendimentos de MEI (828); Registro de empresas, processos, protocolo, autenticação de livro e consultoria jurídica (361) e emissão de alvarás (229).

Com relação a serviços de outras secretarias, o número de atendimentos foi 205: Incentivos fiscais (25), protocolo geral (153), Microcrédito AgeRio (20), consultoria empresarial (3) e outros (4).

“Quem quer empreender tem pressa e precisa ter acesso rápido aos serviços prestados pelo poder público, por isso, o EE é o melhor local para quem quer investir na cidade conseguir todas as informações. Os números em elevação comprovam o otimismo com relação a vários setores e isso é uma boa notícia para o município”, explica o secretário de Desenvolvimento Econômico, Marcelo Fiorini.

Vale salientar que, só em 2019, de janeiro a dezembro, o EE registrou 17.169 atendimentos, um aumento de 71,3% em comparação ao mesmo período de 2018, quando o número foi de 10.169 atendimentos.

No EE os empresários também têm acesso a outros serviços como: informações sobre alvará, Autenticação de livro, Mais Valia (Secretaria de Obras), Departamento de Trabalho e Renda, Incentivos fiscais (Secretaria de Desenvolvimento Econômico), Posturas e IPTU (Secretaria de Fazenda), atendimento ao produtor rural, Protocolo Geral, Secretaria de Assistência Social e Secretaria de Meio Ambiente. Um serviço que é bastante procurado é o de cadastro de vagas no Balcão de Empregos.

O atendimento no EE está disponível de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h, no Centro de Moda da Rua Teresa – Rua Aureliano Coutinho, nº 203.

Site do EE

Todas as informações sobre a cidade e como abrir um negócio estão concentradas em um espaço específico no site da Prefeitura, é a página do Espaço Empreendedor. Informações sobre MEI, alvará on-line, Nota Fiscal Imperial, Incentivos Fiscais e Junta Comercial do Rio de Janeiro – Jucerja – são apenas alguns dos serviços oferecidos no site do Espaço Empreendedor e que já está disponível para consultas: www.petropolis.rj.gov.br/espaco-empreendedor

No site também há informações sobre a consulta Processo Fácil e links da Jucerja, Balcão de Empregos e site do Sebrae. A página também mostra informações sobre a cidade: turismo, economia, transporte e segurança e o link para o Balcão de Empregos da prefeitura. “É um serviço bastante procurado e os empresários devem usar esse canal para cadastrar as suas vagas”, afirma o diretor do Departamento de Desenvolvimento Econômico e responsável pelo EE, Eduardo Barbosa.

Posts relacionados

Hingo Hammes e Firjan debatem estratégias para o desenvolvimento e a mobilidade urbana em Petrópolis

Circuito Imperial de Lutas realiza etapa de Judô neste domingo

Música clássica inspira a alta gastronomia no Petrópolis Gourmet 2024