Estácio Petrópolis lança três novos cursos na área de Tecnologia da Informação

Neste segundo semestre a Estácio Petrópolis irá lançar três novos cursos na área de Tecnologia da Informação no formato semipresencial, são eles: Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Ciência da Computação e Rede de Computadores.  As aulas estão programadas para começar em agosto.

A Estácio é uma das instituições de ensino que mais investem no lançamento de cursos voltados à área de TI, possibilitando ao aluno a escolha entre as diferentes opções de graduação capazes de suprir as necessidades deste mercado em expansão.

De acordo com a professora e coordenadora do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Daniela Pereira, quando se fala na área de Tecnologia da Informação não mais se refere a um profissional do futuro, mas concretamente de um profissional do presente, que está construindo o futuro.  

“É muito comum nós ouvirmos que faltam profissionais na área de TI, que estão sobrando vagas, que os salários estão em alta e a gente fica se perguntando: será que isso é verdade? Com certeza é verdade! Verificamos que os alunos hoje que cursam TI já estão estagiando ou trabalhando na área desde o início do curso. Realmente a carência do mercado por profissionais especializados é muito grande”, salienta, dizendo que ao observar a sociedade e o mundo cada vez mais tecnológico e dependente do uso de equipamentos de tecnologia em todas as áreas, é possível perceber a real carência por profissionais qualificados.

“Quando nós olhamos hoje para dentro das empresas, lidamos com uma quantidade cada vez maior de dados que são produzidos, compartilhados, armazenados. São esses dados que geram informações e são um dos ativos mais importantes de uma instituição, de um valor muito grande para as organizações. Então quando falamos nesse volume de dados cada vez maior, novamente estamos falando da importância de um profissional da área de TI”.

Dentro da Tecnologia da Informação é possível verificar diferentes áreas, uma delas, por exemplo, é a de Redes de Computadores, que trata da configuração de rede, interligando máquinas, periféricos e todos os computadores de uma organização à internet, permitindo o compartilhamento de dados e informações de forma segura.

“Esse profissional, atualmente, dentro do mercado, é cada vez mais requisitado”, afirma a professora Daniela.

No campo do Desenvolvimento de Sistemas, o Analista de Sistemas é o profissional preparado para entender quais são as demandas de uma organização e do mercado. Ele vai, através de um conjunto de instruções, criar sistemas para otimizar determinadas tarefas, para permitir análises de mercado e fazer com que a empresa alcance o melhor potencial possível nas suas gestões.

Quando se fala em TI não se fala apenas do profissional que elabora sistemas, que é o programador, mas de um profissional com um  vasto campo de atuação, desde a elaboração, a programação e criação de um sistema, passando pela gestão e a organização para que a tecnologia possa atender todas as áreas de uma empresa, segurança de dados e informações, configuração de redes, computação em nuvem.

“Estamos falando de um profissional absolutamente necessário dentro de qualquer organização, de qualquer porte ou segmento, público ou privado. Ele é imprescindível em todas as áreas. Não dá mais para imaginar qualquer setor ou segmento de mercado se desenvolvendo sem a tecnologia e, quando olhamos para o futuro, percebemos que ela será cada vez mais fundamental para o desenvolvimento de qualquer empresa. Podemos concluir que um profissional formado na área de TI é cada vez mais requisitado no mercado de trabalho”, afirma.  coordenadora Daniela Pereira.

Posts relacionados

Black Friday 2024 promete impulsionar o comércio em Petrópolis com desafios e oportunidades

Espírito natalino chega ao Shopping Itaipava neste sábado com programação que segue até dezembro

Diretor da OMS tem alta de hospital no Rio, onde passou a noite