Evento no Centro Alceu Amoroso Lima vai discutir mediação de conflitos e métodos restaurativos nesta quarta

O Centro Alceu Amoroso Lima para a Liberdade (CAALL), em Petrópolis, receberá nesta quarta-feira (8), às 19h, a roda de conversa “Mediação de Conflitos e Métodos Restaurativos”. O evento, parte do projeto “2024: Valores da Democracia Hoje”, contará com a presença de Claudia Clemente, advogada especialista em Direito Público e mediadora de conflitos Ad-hoc e judiciais. O evento é gratuito e aberto ao público.

Claudia Clemente possui experiência em advocacia administrativa e colaborativa e é membro da Comissão de Mediação de Conflitos da OAB/RJ subseção Petrópolis. A discussão no CAALL abordará a importância da mediação de conflitos e métodos restaurativos na prática diária da cultura de paz em uma democracia.

Para a advogada, conviver é desafiador, pois as pessoas são diferentes em muitos e complexos aspectos. “Lidar de forma positiva com as diversidades e contemplar as necessidades do outro é complexo, mas premente. Nesse contexto, a Mediação de Conflitos e Práticas Restaurativas é uma das ferramentas das mais eficientes à promoção da Cultura de Paz e consequente fortalecimento da Democracia. Há um repasse do poder decisório para os envolvidos nos conflitos, eles passam a ser corresponsáveis na construção do consenso e da solução possível para ambas as partes. Deixa-se de lado o ganha-perde (Justiça tradicional) para o ganha-ganha”, explica.

O projeto “2024: Valores da democracia é hoje” é uma iniciativa da Associação do Amigos do Dr. Alceu/AADA, do Centro Alceu Amoroso Lima para a Liberdade/CAALL, da Casa Stefan Zweig, Faculdade Arthur Nelson de Sá Earp/FASE, do Grupo Pró-Memorial Casa da Morte/GPMCM, Instituto Municipal de Cultura/IMC, da Livraria Nobel,do Museu Imperial, da Universidade Candido Mendes/UCAM, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro/UERJ e da Universidade Federal Fluminense/UFF.

Posts relacionados

TSE define regras para atuação da Polícia Rodoviária nas eleições

Uerj tenta retirar estudantes após fim do prazo para desocupação

Com R$ 201,6 bi em agosto, arrecadação federal volta a bater recorde