Os 80 anos de um dos artistas mais prestigiados do país será comemorado em grande estilo. Com várias exposições programadas para acontecer ao longo desse ano – RJ, SP e BH -, Luiz Aquila escolheu comemorar seu aniversário na Casa de Petrópolis, nos presenteando com a exposição “Luiz Aquila na Casa de Petrópolis – 80 anos do artista”. Ao som de sua filha, a cantora Nina Miranda, e com visitas ao seu atelier, que estará de portas abertas, o evento de abertura da exposição será no sábado (25), às 16h, com apresentação musical de canções escolhidas pelo próprio Aquila. A abertura tem entrada gratuita.
“Luiz Aquila na Casa de Petrópolis – 80 anos do artista” irá contar com a performance, além de Nina Miranda (voz), André Doninski (piano) e Dominique Rabelo (flauta) que irão abrilhantar ainda mais a festa em comemoração as oito décadas do artista. A performance musical começa a partir das 17h30.
“A exposição na Casa de Petrópolis é a realização de um sonho. Desde os meus 17 anos, sempre quis viver nessa cidade e hoje é aqui que moro e pinto meus quadros, então ela representa essa alegria na minha vida porque também trabalho na casa ancestral da minha família”, destaca Aquila.
Na exposição serão exibidas cinco telas verticais, feitas em duas etapas e datadas de 2013, que juntas formam uma “quase” instalação. Na sala dourada do casarão, estará a obra “triângulo vermelho”, de 1992. Sua produção atual poderá ser vista pelos visitantes no atelier no andar de cima.
A Exposição “Luiz Aquila na Casa de Petrópolis – 80 anos do artista” é uma realização da Casa de Petrópolis, em parceria com a Galeria Patrícia Costa, e tem o texto de apresentação de Alice Granato, produção de Lilia Monteiro, montagem de Gregório Pontes, e design gráfico de Claudio Partes. Tem apoio do Governo Federal, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através do edital Retomada Cultural 2.
Sobre o artista
Luiz Aquila tem estreita relação com a Casa de Petrópolis: ele é bisneto de José Tavares Guerra, o dono original do imóvel. Aquila, que é o diretor de Arte e Cultura do espaço, além de pintor, é desenhista, gravador e professor, também reconhecido pelo seu papel de orientador artístico da Geração 80.
Como um dos maiores artistas brasileiros, o carioca Luiz Aquila realizou seu sonho de viver em Petrópolis no final dos anos 80. Época em que a arte se comprometia com a mensagem de esperança, o artista fazia da pintura sua afirmação de liberdade. Participou da efervescência cultural do Rio de Janeiro na abertura democrática, trabalhando incansavelmente para o resgate e valorização da memória das artes no país. UnB, Parque Lage, MAM-RJ, Paço Imperial, Iphan e Casa de Petrópolis são algumas das instituições que contaram com a criatividade do artista no Brasil.
A Casa
A mostra fica em cartaz de 25 de fevereiro a 16 de abril. As visitas são sempre das 10h às 16h, com exceção da abertura, que conta com horário e programação especiais. E, além de conferir as telas confeccionadas pelo artista, o público poderá conhecer um dos pontos turísticos mais bonitos da cidade: a Casa de Petrópolis.
Parte do roteiro a pé da cidade, a Casa fica localizada no número 716 da Avenida Ipiranga, no Centro Histórico. O valor do ingresso para conferir seu interior é R$ 16 a inteira e R$ 8 a meia entrada. A casa funciona das 10h às 16h, de terça a domingo, e conta com estacionamento rotativo no local. Já o Jardim de Glaziou funciona nos mesmos dias, mas o visitante conta com uma hora a mais para conferir as belezas do espaço.