Festival de Vedanta de Petrópolis divulga programação gratuita

O Festival de Vedanta e Autoconhecimento de Petrópolis anunciou a programação completa da edição deste ano. O evento é considerado um dos maiores encontros de autoconhecimento e espiritualidade do país e reúne, de 09 a 14 de maio, no Parque Municipal, em Itaipava, atividades e estudos para transformação pessoal como aulas e práticas de yoga e meditação, palestras de lideranças renomadas de tradições milenares como Vedanta e de outros povos originários. O festival vai contar também com apresentações culturais de música e dança, transformando o evento em uma grande celebração da cultura e das tradições de vários povos ancestrais. As atrações têm entrada gratuita e para toda a família.

“Muitas pessoas, ao pensarem em espiritualidade, pensam imediatamente em religião. Mas a verdade é que esse festival não tem nada a ver com religião. A proposta é a gente conseguir fazer um mundo melhor, uma sociedade melhor, com conversas e diálogos que fazem a gente refletir como ser uma pessoa melhor dentro desse mundo. E muitas vezes a gente associa a espiritualidade a uma coisa séria e formal, mas a gente acredita que a alegria é a maior força de cura que existe”, contou o professor Jonas Masetti, idealizador do festival.

Festival aquece a economia de Petrópolis

A expectativa é atrair cerca de três mil pessoas por dia e movimentar, durante o período do evento, cerca de R$ 10 milhões. Isso porque alunos de professor Jonas Masetti, de todas as partes do Brasil, estarão em Petrópolis, especialmente para o festival, movimentando a rede de hotéis e pousadas da cidade. O comércio local, bares e restaurantes também serão impactados, uma vez que quem vem de fora também aproveita a estada na cidade para passear.

Programação
Na terça-feira, 09 de maio, primeiro dia do evento, a programação tem início às 13h, com a cerimônia especial de abertura, que vai contar com a presença, já confirmada, do embaixador da Índia, Shri Suresh Reddy, autoridade máxima do governo indiano no Brasil, além de lideranças espirituais e autoridades locais. Além de shows e apresentações culturais, o primeiro dia também vai contar com as palavras da Padmashri Glória Arieira, precursora de Vedanta no Brasil e do professor Jonas Masetti, idealizador e realizador do festival.

Nos demais dias, as atrações começam cedo. Às 10h, o horário é reservado para o “Trabalho de Corpo” com aulas de Yoga e Kung Fu. As aulas de Vedanta acontecem às 14h no palco principal. Já às 15h é a vez de rodas de conversa entre os mestres abordando o equilíbrio dos cinco elementos nas diferentes tradições ancestrais. À noite, a partir das 20h, a programação conta com apresentações de filmes, música e dança e cerimônias tradicionais.

No sábado, o festival recebe a visita do cônsul geral da Angola, Mateus de Sá Miranda Neto, que vem acompanhar as apresentações da matriz africana. No último dia, a programação também é especial e termina às 11h com a cerimônia de encerramento, que se estende até as 14h.

Festival multicultural
O Festival este ano está bem maior e traz muitas novidades. No palco externo, durante os intervalos da programação principal vai ter samba de raiz, forró e jazz para animar os visitantes. Às 13h, no dia 10, quem se apresenta é a violinista e cosplayer, Cammyli Aguiar. No dia 12, quem sobre ao palco é o saxofonista petropolitano Breno Morais. No dia seguinte, é a vez de Pedro Ribeiro com samba e MPB. Já o Trio Forrozão se apresenta no dia 13, às 20h30.

No palco externo também vão acontecer as “Vivências Espirituais com os Povos Originários”. As diferentes tradições representadas no Festival (védica, Lakota, indígenas brasileiras e afro-brasileiras) vão trazer experiências únicas de suas culturas. Sempre às 18h.

O palco externo vai ser montado ao lado da praça de alimentação vegetariana e tem o intuito de trazer entretenimento de qualidade enquanto alunos e visitantes aproveitam a boa gastronomia e visitam a galeria de artes, que também será montada no local mostrando a cultura dos povos originários.

Economia Verde
No painel “Momento Economia Verde”, sempre às 16h, o professor Jonas
Masetti entrevista grandes nomes da economia brasileira numa visão de
conexão entre os povos ancestrais, a economia e a espiritualidade. São palestras imperdíveis para quem pensa em sustentabilidade e empreendedorismo aliado a boas práticas ambientais.

No dia 11 de maio, o entrevistado é o ex-presidente do BNDES, Gustavo
Montezano. Já no dia 12 é a vez do economista, pós-graduado em Harvard, Wilson Barcellos, CEO da Azimut Brasil Wealth Management, subsidiária integral do grupo italiano Azimut. No dia 13, o festival conta com a presença do empreendedor francês Alex Allard, conhecido pela criação e venda da companhia Consodata, e pela reabilitação do hotel Royal Monceau em Paris. Desde 2011, ele desenvolve o projeto imobiliário Cidade Matarazzo, em São Paulo, empreendimento planejado para conscientizar as pessoas de que a preservação é a economia do futuro.

Lideranças das tradições
Todas as atividades do festival são voltadas para o autoconhecimento, a diversidade das culturas e as festividades dos diferentes povos ancestrais. Para as palestras e rodas de conversas, o evento conta com lideranças espirituais renomadas. A começar pelo professor Jonas Masetti. Idealizador do festival, ele é reconhecido como Embaixador da Tradição Védica nas Américas pelo governo da Índia e leva o ensino de Vedanta para milhares de pessoas no Brasil e no mundo. Outro destaque é a professora Glória Arieira. Ela ensina Vedanta no Rio de Janeiro há mais de 40 anos. Em 2020 foi agraciada com o prêmio Padma Shri, por sua vida de dedicação à tradição védica e ao ensino de Vedanta.

O Festival recebe ainda Humbono Rogério, fundador e presidente do Instituto Onikoja, instituição que promove o diálogo interreligioso e a preservação do patrimônio ético e simbólico de Matriz Africana; o Cacique e Pajé Maná Shanenawa, da Aldeia Kene Merá, dos Shanenawa (povo do pássaro azul); o índio norte-americano Vernon Foster, Homem de Medicina (Medicine Man) do Caminho Vermelho; o Mestre Ricardo Viana, professor de Kung Fu desde os 14 anos de idade; Abuela Adriana Ocelot, mulher de medicina da tradição mexicana; e Dra Renuka Gurung Renuka Gurung, PhD, faz parte de uma família tradicional nepalesa e guarda consigo a arte sagrada da pintura, o Paubhā. Para saber a programação completa basta acessar o Instagram oficial do evento: @festivaldevedanta ou o site https://festivaldevedanta.org.br/inicio.

Posts relacionados

Hingo Hammes e Firjan debatem estratégias para o desenvolvimento e a mobilidade urbana em Petrópolis

Circuito Imperial de Lutas realiza etapa de Judô neste domingo

Música clássica inspira a alta gastronomia no Petrópolis Gourmet 2024