Festival Paralímpico reúne crianças e adolescentes com e sem deficiência para manhã de esportes

Petrópolis teve, neste sábado (24), uma manhã de esportes e lazer para crianças e adolescentes com e sem deficiência no Festival Paralímpico 2022. O evento, no 32º Batalhão de Infantaria Leve de Montanha, foi uma realização do Comitê Paralímpico Brasileiro, organizado, na cidade, pelo Instituto Bingen, que inscreveu o município e garantiu a realização do festival em Petrópolis pelo segundo ano consecutivo, com o apoio do vereador Hingo Hammes, e em parceria com a Prefeitura de Petrópolis, por meio da Secretaria Municipal de Educação.

Os participantes inscritos eram de unidades de ensino públicas e privadas, além de instituições que trabalham com pessoas com deficiência. Todos foram integrados a atividades esportivas pensadas especificamente para pessoas com deficiência, sob orientação de equipe técnica e voluntários da área de Educação Física. Foram oferecidas atividades nas modalidades de atletismo (corrida e arremesso de peso), vôlei sentado e bocha.

Selma Vieira foi ao evento acompanhando o filho Saullo de Souza Vieira Bastos, de 14 anos, aluno da Fábrica do Saber, e aprovou tudo o que viu. “É um evento que estimula nossos filhos, que faz com cresçam e se desenvolvam. Crianças deficientes precisam ser incentivadas a sair de casa e fazer outras atividades. É uma iniciativa maravilhosa!”, elogiou. Saullo era só alegria. “Gosto muito de esporte. Adoro correr e dançar! Tudo foi bom hoje”, afirmou.

André Fernandes Moreira, pai do judoca Matheus Domingues Moreira, lembrou que o esporte tem enorme importância na vida do filho, que é atleta paralímpico. “O esporte contribuiu para o desenvolvimento do Matheus. Melhorou toda a parte motora e abriu caminho para que se superasse, sempre respeitando os próprios limites”, destacou.

Rodrigo Soares, 29 anos, que é estudante de Educação Física e participou do evento como voluntário pela primeira vez, ficou impressionado com o que viu. “O evento foi extremamente válido. E espero que tenhamos muitas outras edições. Faço questão de estar aqui novamente”.

Presidente do Instituto Bingen, Flávio Fiúza destacou a importância do evento para a cidade. “Fiquei muito feliz em ver a alegria dos estudantes. O Festival Paralímpico é um evento criado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro que veio para ficar! No ano passado foi organizado pela Prefeitura, durante a gestão interina, e, neste ano, fizemos a inscrição pelo Instituto Bingen, garantindo que Petrópolis, pelo segundo ano consecutivo, recebesse o evento”, lembrou, agradecendo o apoio do vereador Hingo Hammes e a parceria da Prefeitura, por meio da secretária municipal de Educação, Adriana de Paula.

Presidente da Câmara Municipal, o vereador Hingo Hammes lembrou que, em 2021, conseguiu trazer o evento para a cidade pela primeira vez. “Este é um evento que promove a união e a inclusão. Foi realizado simultaneamente em 105 núcleos pelo país, apenas cinco deles no Estado do Rio. Petrópolis foi um deles. Vamos trabalhar para que tenhamos o festival na cidade todos os anos, garantindo a essa garotada tudo o que este evento proporciona”, frisou.

A secretária municipal Adriana de Paula parabenizou toda a equipe organizadora do Festival Paralímpico. “Fiquei muito feliz em ver todos se divertindo aqui, hoje. Agradeço a parceria com o instituto e também ao vereador Hingo Hammes”, finalizou.

Posts relacionados

Mega-sena não tem ganhadores e prêmio vai para R$ 6 milhões

Governo destinará mais recursos contra queimadas, diz Casa Civil

CDL Petrópolis oferece treinamentos para atendimento e gestão gerencial