A revista Paquetá, publicação do Sesc RJ dedicada a celebrar a cultura e as artes, ganhará lançamento para sua nova edição neste sábado (20/07), às 18h, no Centro Cultural Sesc Quitandinha (CCSQ), em Petrópolis. A celebração acontecerá durante o Fórum de Ideias, evento literário do Festival Sesc de Inverno que receberá nomes como Jeferson Tenório, Muniz Sodré e Nilma Lino Gomes,.
Paquetá é uma revista de artes de publicação semestral guiada pelo desejo de ser uma porta aberta para os bons ventos da criação, do diálogo entre as artes, as culturas, os saberes e da crítica como força motriz. Ligada ao projeto Palavra Líquida, do programa de Cultura do Sesc RJ, a revista tem como propósito trazer para o espaço público um lugar de fruição artística, mas também de debate e de discussão de ideias.
A edição Vozes chega depois da primeira edição e se desdobra em múltiplas histórias, reconhecendo e celebrando a diversidade dentro do conceito de feminilidade. O expediente dela é composto exclusivamente por mulheres, artistas e pensadoras da cultura brasileira, diversas, racializadas, dissidentes, com perspectivas, mundos e visões diferentes. Assim, a edição Vozes faz um convite à reflexão sobre como a arte e a cultura são enriquecidas quando abraçam as múltiplas perspectivas que as mulheres trazem para o palco do mundo.
A publicação traz textos literários, entrevistas, reflexões sobre o cotidiano, a sociedade e as diferentes formas de expressão artística, como artes visuais, cinema e quadrinhos. O elenco deste número traz nomes de peso como Cidinha da Silva, Lian Tai, Maria Stockler Carvalhosa e Eliane Potiguara. Seus ensaios, poemas e críticas versam sobre a relação com a palavra e o ser mulher.
De circulação acessível, a revista ficará disponível tanto virtualmente quanto no impresso. Ela poderá ser retirada gratuitamente nas unidades do Sesc RJ, espalhadas pelo estado, ou lida diretamente no site www.sescrio.org.br/revista-paqueta. Cada edição parte de um conceito, uma palavra-tema catalisadora, que aglutina as variadas colaborações que o Sesc RJ recebe por meio dos projetos estratégicos do programa de Cultura da instituição.
“Este número da Paquetá é um marco importante para nós do Programa Cultura do Sesc RJ”, afirma Christine Braga, gerente de Cultura do Sesc RJ. “A revista nasceu como mais um espaço de expressão produzido pela equipe de cultura e é um convite para artistas, pensadores e grupos se expressarem junto com a instituição, elaborando novas ideias e práticas”, explica.