Fevereiro Laranja: Inca estima 11.540 novos casos de leucemia para cada ano do triênio 2023-2025

Dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) estimam 11.540 novos casos de leucemia para cada ano do triênio 2023 – 2025 no Brasil. O número chama a atenção para a importância da conscientização sobre o assunto, que é o foco da campanha Fevereiro Laranja. Segundo o Inca, a leucemia é uma doença maligna dos glóbulos brancos, geralmente, de origem desconhecida.

Hematologista do Centro de Terapia Oncológica (CTO), Rodrigo Portugal explica que o diagnóstico da doença é feito a partir de um exame de sangue bastante comum, que é o hemograma. “É importante ressaltar que as leucemias englobam um grande número de doenças. De um modo geral, a população tem na cabeça a leucemia aguda, mas são várias e nem toda leucemia precisa de tratamento imediato”, explica.

De acordo com o especialista do CTO, em muitos casos é feito o acompanhamento e o tratamento ocorre apenas quando há uma progressão da doença e/ou no caso de sintomas. Rodrigo destaca que, no caso das leucemias agudas, o tratamento se inicia de forma imediata.

Diante da estimativa do Inca, o médico ressalta a importância de a população saudável ser doadora de medula óssea. “Em alguns tipos de leucemia o paciente precisa de um transplante de medula e nem sempre o doador está na família. Então, a pessoa vai buscar no Registro Brasileiro de Doares Voluntários de Medula Óssea (Redome). E quanto maior o volume de pessoas cadastradas, maior a possibilidade de se encontrar o doador para o paciente. É uma chance de salvar vidas”, diz.

Além disso, Rodrigo lembra que a medicina tem avançado muito nos últimos anos, inclusive com relação ao tratamento oncológico. “O que sabemos hoje é que todas as leucemias têm algum tratamento e, de modo geral, são muito eficazes”, conclui.

Posts relacionados

Feira de adoção do projeto “Nas garras da Lei” acontece neste domingo em Itaipava

Natal Sustentável e Solidário em Petrópolis: Esperança e Solidariedade em Prol da AMICCA

Receita abre consulta a lote da malha fina do Imposto de Renda