Firjan SENAI: 80 anos na Região Serrana, contribuindo para o desenvolvimento da indústria

Oitenta anos de história e contribuição para o desenvolvimento da Região Serrana. É o que comemora a Firjan SENAI com ações pelas instalações em Petrópolis e Nova Friburgo. Nesta quarta-feira (27/9), em Petrópolis, a trajetória da instituição foi marcada pela reunião do Conselho Firjan Serrana e apresentação da exposição Firjan SENAI80 anos e do Túnel Interativo aos empresários da região, que puderam conferir um apanhado da história da indústria, em contraponto com a biografia da Firjan SENAI. As oito décadas de atividade vem sendo destacadas desde o dia 22/9, com diversas atividades também na Firjan Nova Friburgo, onde foi montada mostra das ações desenvolvidas com foco na formação profissional e empregabilidade. 

“Oitenta anos de uma estrutura como essa, que mudou a vida de várias pessoas, gerações e famílias, é extraordinário. Temos testemunhos de colaboradores, de antigos funcionários, de empresários que através da unidade SENAI foram transformados”, destacou o presidente da Firjan, Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira

Pela Região Serrana, a Firjan SENAI atua em parceria com empresas, instituições e poder público na promoção de cursos profissionalizantes que contribuem para a qualificação profissional, geração de emprego e renda nas localidades. Atualmente, em Petrópolis, o percentual de empregabilidade entre egressos dos cursos técnicos e qualificação no mercado de trabalho, se aproxima a 70%. Em Nova Friburgo, esse índice chega a 83%.  

vice-presidente da federação, Luiz Césio Caetano, reforçou a relevância da atuação da Firjan SENAI em toda a Região Serrana, garantindo a formação de mão de obra qualificada para a atuação em diversos segmentos da indústria. “O SENAI tem contribuído para o desenvolvimento, fornecendo mão de obra qualificada. Tivemos a grata satisfação de ver o testemunho de vários presidentes de sindicatos afirmando a contribuição do SENAI, que tem sido inestimável”, enfatizou Caetano.  

presidente da Firjan Serrana, Julio Talon também falou em nome da GE Celma. “A grande maioria dos colaboradores da Celma, diria que mais de 90% de todos os profissionais, passaram pela escola do SENAI. A Celma é uma das maiores oficinas da aviação do mundo, com reputação invejável globalmente. A segurança na aviação está acima de qualquer coisa e todos os dias temos cerca de 500 mil passageiros transportados em aviões cujos motores foram revisados por profissionais formados nessa escola”, enfatizou.  

Parte dos colaboradores da empresa são oriundos de cursos do SENAI ou passaram por especializações oferecidas especialmente para atender a demanda da multinacional. A unidade tem a certificação da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), como Centro de Instrução de Aviação Civil (CIAC). 

A presidente da Firjan Centro Norte, Márcia Carestiato Sancho, destacou quanto a atuação da Firjan SENAI em Nova Friburgo contribuiu para o desenvolvimento do setor metalmecânico. “A unidade Firjan SENAI tem importante contribuição para o desenvolvimento do setor metalúrgico, assim como em outros setores como a construção civil, moda, panificação e gráfica. Além da qualificação profissional vemos a questão da tecnologia e toda estrutura que o SENAI oferece para que os empresários estejam capacitadas”, destacou.   

Em ambas as cidades a Firjan SENAI inaugurou as primeiras unidades em 1943 para atender as demandas do mercado da época. Ao longo das últimas oito décadas, a federação por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, acompanha a evolução da indústria, ajustando a oferta de cursos de especialização às tendências locais. 

Trajetória da Firjan SENAI na Região Serrana acompanha o desenvolvimento das cidades 

Em Petrópolis e em Nova Friburgo, a primeira escola foi fundada em 1943. Com o passar dos anos, foram sendo ampliadas as modalidades de cursos profissionalizantes. A partir de 1990, a Firjan SENAI se volta para a tecnológica e eletrônica. Desde 2008 atende o setor de Alimentação com a Escola de Panificação e amplia o atendimento para o setor da confecção, com as instalações do SENAI Moda Petrópolis, com cursos no Centro de Moda e Serviços da Rua Teresa. Sempre acompanhando as tendências de aprendizagem voltada para o mercado, em 2022, o FabLab da Firjan Senai Petrópolis passa a ser um ambiente pensado para estimular a inovação, com laboratórios de fabricação digital. 

Toda a trajetória de evolução nas ofertas de cursos profissionalizantes foi espelhada em Nova Friburgo, onde diferentes capacitações foram pensadas para atender o mercado da região. Nos primeiros anos de existência, em 1972, a Firjan SENAI Nova Friburgo ocupa o prédio onde funciona atualmente e segue ampliando a estrutura e expandindo a oferta de cursos. Assim como em Petrópolis, a unidade passa a oferecer formação profissionalizante aos alunos do Ensino Médio, e se torna referência no setor da Moda e Tecnologia com Espaço da Moda e o laboratório de FabLab.  

Posts relacionados

PF indicia Pablo Marçal por laudo falso contra Guilherme Boulos

Brasil manifesta preocupação com violência após eleições em Moçambique

BNDES libera R$ 7,3 bilhões para o Fundo Clima entre abril e outubro