Firjan SENAI Petrópolis amplia parceria com a Orange para formação profissional na área de tecnologia

“Sem investimento social não existe desenvolvimento”. Foi com esse pensamento que o diretor de Recursos Humanos da Orange, George Paiva, integrante do Conselho da Firjan Serrana, fez a doação de 60 notebooks, para a Firjan SENAI Petrópolis. A iniciativa fortalece a parceria entre as entidades e visa ampliar a implementação de projetos voltados para a formação e qualificação de profissionais para o mercado de Tecnologia da Informação. A cerimônia de entrega foi realizada nesta quinta-feira (4/5), na unidade do SENAI em Petrópolis, localizada no Bingen.

Durante a cerimônia o presidente do Sindicato da Indústria Eletrônica, de Informática, de Telecomunicações, de Produção de Software, de Produção de Hardware, de Produção de Produtos Eletroeletrônicos e Componentes no Estado do Rio de Janeiro (Sinditec), Felipe Meier, destacou a tendência da Região Serrana para o mercado de tecnologia. Ele lembrou de estudo feito pela Firjan em parceria com a FGV, que identificou o potencial da Região Serrana para o setor. “Em 2019 uma importante parceria foi estabelecida entre a Firjan SENAI, o SINDITEC e o SERRATEC para formação de profissionais visando atender a grande demanda das empresas do setor de tecnologia em todo o estado. Essa doação é de grande relevância e contribuirá para que o SENAI faça a diferença na vida das pessoas”, pontuou.

Por meio da parceria com a Orange, que faz parte do Parque Tecnológico da Região Serrana (Serratec), já são oferecidos cursos de formação e qualificação, voltados para a inclusão de jovens em vulnerabilidade e fortalecimento da inserção de mulheres no mercado de tecnologia. O diretor de Recursos Humanos da Orange, George Paiva, pontua que essa iniciativa é um incremento para o que já vem sendo desenvolvido em parceria com a Firjan SENAI, como o programa Edutec, o novo Ensino Médio, feito em parceria com o governo municipal.

“Estamos muito ansiosos, pois esse projeto está diretamente ligado ao Edutec, voltado para qualificar jovens do Ensino Médio. Isso representa uma grande oportunidade, pois a cidade está formando jovens para a tecnologia. Esse é um projeto muito importante para todas as empresas que fazem parte do Serratec”, ressalta Paiva.

A formação da Firjan SENAI possibilita o acesso dos jovens a programas desenvolvidos pelas empresas instaladas na cidade. “Estamos em um mundo corporativo, vivendo com economias que geram desafios, como a economia verde, a economia criativa, economia da saúde e a economia digital. Temos que estar preparados para isso, atuando em parceria com sindicatos, empresas, entidades e poder público. O resultado da ação de hoje é consequência dessa parceria e precisamos sempre nos pautar na causa maior, que é a possibilidade de mudar a vida de pessoas”, destacou Alexandre dos Reis, diretor executivo da Firjan SENAI SESI

O vice-presidente da Firjan Serrana, Valter Zanacoli, pontuou o ganho para o mercado que parcerias como a estabelecida entre a Firjan SENAI e a empresa Orange oferecem. “Há muito tempo a Orange contribui com a formação e a qualificação profissional para a área de TI, na Firjan SENAI Petrópolis. Essa é uma parceria muito importante para toda a região, pois daqui saem profissionais formados para o mercado não só da nossa cidade como para trabalhar no mundo todo”, afirma.

Os equipamentos doados serão destinados para o segmento de Tecnologia da Informação na Firjan SENAI Petrópolis, que terá maiores condições de ampliar o número de atendimento e formação de alunos. A expectativa é de que seja possível aumentar o número de matrículas para a área de TI. O setor já representa 1/4 do volume total de ocupação da instituição em Petrópolis. “Essa doação, que é fruto da parceria com a Orange, nos garante ainda mais infraestrutura para atender um número maior de alunos do segmento, ampliando a nossa capacidade”, destacou Danilo Fagundes, coordenador operacional de Educação Profissional da Firjan SENAI Petrópolis, ressaltando o aumento de busca por formação na área de tecnologia. 

Firjan SENAI destaca resultados com ações desenvolvidas a partir da parceria

Durante o evento de entrega dos notebooks os empresários tiveram a oportunidade de conhecer um dos alunos da Firjan SENAI, o Nathan Mendonça, de 16 anos, que foi selecionado para participar da seletiva do WorldSkills. A competição mundial reúne jovens selecionados em disputas de educação profissional de todo o Brasil. O vencedor das competições nacionais representará o país no mundial, na França. O aluno do Ensino Médio, matriculado no curso de Técnico de Informática, venceu a etapa estadual da competição de tecnologias web e agora irá representar o Rio de Janeiro, na etapa nacional da competição. “Quando eu fui convidado eu gostei muito, fiquei ansioso e treinei intensamente. Tem sido uma experiência muito boa. Tenho todo o apoio dos meus treinadores, que me acompanham pensando no meu desenvolvimento”, destacou.

Posts relacionados

Black Friday 2024 promete impulsionar o comércio em Petrópolis com desafios e oportunidades

Espírito natalino chega ao Shopping Itaipava neste sábado com programação que segue até dezembro

Diretor da OMS tem alta de hospital no Rio, onde passou a noite