As regionais da Firjan Serrana, Leste, Caxias e Região e Nova Iguaçu e Região promovem, no dia 27/7, às 16h, a palestra: “Macrotendências e sinais de mudança para os próximos anos”, com Ana Carolina Machado Fernandes, Coordenadora do Laboratório de Tendências da Casa Firjan e Isabela Rangel Petrosillo, Especialista de Conteúdo de Inovação Empresarial da Casa Firjan. O evento, online e gratuito, tem como objetivo apresentar temas de impacto para o futuro dos negócios, estimulando a reflexão sobre oportunidades, desafios e possibilidades de ação tanto para o presente quanto para os próximos anos. As inscrições podem ser feitas até o dia 26/7, no link: https://bit.ly/3OZqsqV.
“Essa é uma ótima oportunidade para conhecer os temas que vão impactar os próximos anos e para planejar ações no curto e no longo prazo, que vão auxiliar as empresas a manterem a relevância competitiva renovando suas estratégias”, disse o presidente da Firjan Serrana, Júlio Talon.
A palestra foi elaborada a partir do Report Macrotendências 2022-2023 e do 1º Report Sinais de Mudança, estudos feitos pelo Lab de Tendências da Casa Firjan, e que podem servir de base para o desenvolvimento de planejamentos estratégicos de muitas empresas.
Fruto dos chamados Estudos de Futuros e construído por uma equipe multidisciplinar, que utiliza pontos de análise variados para mapear tendências, o relatório leva em consideração as mudanças e rupturas do contexto social, econômico e cultural e indica temas em destaque para os próximos anos.
Carlos Erane, presidente da Firjan Nova Iguaçu e Região elucida: “Desafios, impactos, oportunidades… identificar as tendências do que vem pela frente em curto, médio e longo prazo é fundamental para a indústria. Seja nas relações de trabalho, na produção, no consumo. Com este mapeamento, o horizonte fica mais claro para nos aprofundarmos nas mobilizações necessárias advindas de grandes mudanças”.
“Para que a indústria mantenha sua relevância competitiva a curto ou a longo prazo é preciso que estejamos alinhados com o futuro. E é isso que a Firjan deseja proporcionar ao empresário. Uma visão ampla sobre tendências de futuro para os negócios. Seja em tecnologia e inovação, seja em relações de trabalho, seja na lógica de produção. Ampliar o conhecimento e o olhar é sempre fundamental”, explica Roberto Leverone, presidente da Firjan Caxias e Região.
Sérgio Yamagata, presidente da Firjan Leste Fluminense, lembra que a mudança é a única certeza que temos: “É preciso que a indústria esteja atenta para antecipar cenários e se preparar para agir. Conhecermos e compartilharmos as conclusões desse estudo é muito importante. Ele tem foco na identificação dessas transformações e contribui para desenvolver nosso olhar sobre as consequências de tudo isso. É uma ótima ferramenta para o empresário”, disse.
Sobre o Lab de Tendências da Casa Firjan
O Lab de Tendências da Casa Firjan é um núcleo de pesquisa estratégica para apoiar empresas, indústrias e profissionais na antecipação de temas de impacto, promovendo novas abordagens e estimulando pensamentos e ações inovadoras de forma periódica e contínua para que as empresas mantenham sua relevância e competitividade.