Funcria é tema de palestra realizada pela Firjan

Empresários petropolitanos participaram nesta segunda-feira (09.12) de uma palestra sobre como investir em projetos sociais utilizando o imposto de renda. O Fundo Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente (Funcria), que faz parte do Conselho Municipal do Direito da Criança e do Adolescente (CMDCA), foi o exemplo da reunião, já que é entre os poucos fundos do estado do Rio de Janeiro em que a empresa pode escolher o projeto para realizar a doação do recurso. Esta possibilidade, oferece mais transparência da doação aplicada e o acompanhamento do projeto.

A finalidade é fomentar as doações do Funcria, por meio de doação de parte do Imposto de Renda. Durante a reunião, a equipe da Firjan divulgou também mecanismos para quem quer doar, além de quebrar paradigmas de burocracias da doação, para criar uma cultura social nas empresas locais.

O recurso destinado ao Fundo, apenas deixa de ir à União, e é encaminhado como investimento local para as entidades assistenciais. Pessoas físicas podem destinar até 6% do imposto, e as pessoas jurídicas podem doar 1%, conforme o Artigo 260 do Estatuo da Criança e do Adolescente. O prazo é até o último dia do expediente bancário do mês de dezembro.

“Para a empresa, o rastreamento do recurso doado significa uma transparência e segurança do resultado do projeto e sua aplicabilidade. Hoje as empresas estão mais preocupadas com os impactos de uma doação, com as leis de incentivos. Criou-se uma cultura de mecanismos de responsabilidade social como uma estratégia de força de mercado”, destacou o assessor do Conselho Empresarial de Responsabilidade Social da Firjan, Wagner Ramos.

O doador pode escolher a entidade a ser beneficiada. Do valor total doado, 20% ficam no fundo a fim de serem distribuídos entre outras entidades através de edital. Os 80% serão repassados às entidades indicadas, que deve apresentar um projeto ao CMDCA e aprovado pela Comissão de Orçamento e pela Plenária do Conselho. As instituições indicadas pelos doadores, assim como os participantes de editais, deverão estar registradas e atualizadas no CMDA.

O vice-presidente da Firjan Serrana, Valter Zanacoli Jr., ressalta a importância da contribuição das empresas no desenvolvimento social dos municípios. “Na falta de folego para doação direta, o uso do imposto é uma excelente forma de contribuir para causas que pensam o bem-estar social de crianças, adolescente e idosos, além de projetos direcionados ao esporte e a cultura. A iniciativa privada tem uma grande importância no cuidado da população e esta é uma maneira interessante de se relacionar com as famílias de colaboradores e comunidades próximas as empresas”, pontua.

Segundo o secretário chefe de gabinete e presidente do CMDCA, Renan Campos, o foco é o fortalecimento dos projetos locais. “O objetivo é superar a arrecadação do Funcria em relação ao ano passado. É importante ações como esta, para que os empresários possam participar e assim os projetos locais permaneçam ajudando a tantas crianças do município”, contou.

“Nossa empresa é preocupada com as causas socioambientais. Temos parcerias com projetos ligados ao CMDCA, como a Comac, São Chabel. Viemos hoje esclarecer as dúvidas sobre as doações com o recurso do Imposto de Renda, para discutirmos e aprofundarmos o assunto dentro da empresa para que possamos executar este tipo de doação”, contou a Assistente Administrativa da Werner Tecidos, Aline de Oliveira Pencinato.

Quem não tem imposto a pagar, também pode contribuir com fundo. Basta entrar em contato com a sede do CMDCA pelo telefone 2246-1508.

Posts relacionados

Mega-sena não tem ganhadores e prêmio vai para R$ 6 milhões

Governo destinará mais recursos contra queimadas, diz Casa Civil

CDL Petrópolis oferece treinamentos para atendimento e gestão gerencial