Grupamento de Operações com Cães realiza treinamento conjunto com Guarda Civil de Teresópolis

Para quem trabalha com cachorros de polícia, uma coisa certa: tanto os animais quantos os condutores precisam estar em treinamento constante. Por isso, as Guardas Civis de Petrópolis e de Teresópolis realizam constantemente ações em conjunto para desenvolver os grupamentos de operações com cães das cidades. Nesta quarta-feira (08.07), esse trabalho ocorreu no Parque Ipiranga e no Parque Cremerie, com participação de 11 animais e 17 agentes.

Os dois locais estão fechados para o público, como uma das medidas adotadas pelo município para evitar a propagação do coronavírus – o que ajudou para que as ações fossem realizadas pelas duas corporações. No Parque Ipiranga, foram feitas simulações de cenários para detecção de drogas ou armas. Já no Cremerie, houve treinamento de situações em que o cão é usado para conter agressões e violência em público.

O treino em conjunto, que já aconteceu também em outras oportunidades, tanto em Petrópolis quanto no município vizinho, busca aproximar situações que são encontradas por agentes e cachorros no dia a dia, como espaço muito amplo para procurar drogas, mata, terreno irregular, entre outros aspectos.

“Esse trabalho que estamos desenvolvendo hoje, além de fazer a integração com a Guarda Civil de Teresópolis, tem o objetivo de capacitar os cães para atuar em diversos ambientes, tanto em área de mata quanto na cidade”, explicou o coordenador operacional do Grupamento de Operações com Cães da Guarda Civil de Petrópolis, Vinicius Silva.

Essa ação em conjunto feita nesta quarta também serviu para despedida o pastor holandês Draco, um cão que já realizou diversas operações de detecção de drogas com a Guarda Civil de Teresópolis e que também já atuou em Petrópolis. Ele não será mais utilizado em operações de segurança.

A Companhia de Operações com Cães da Guarda Civil de Teresópolis existe há nove anos e tem seis cães. Há 10 dias, outro treinamento aconteceu por lá. Para o agente da corporação do município vizinho, Alessandro Lomba, oportunidades como essas servem para observar detalhes que podem ser melhorados no dia a dia.

“A importância desse tipo de treinamento que a gente faz é que você só corrige eventuais erros com ajuda de alguém de fora. As vezes a gente não consegue perceber pequenos erros. Então isso é muito importante, só vem a engrandecer e enaltecer as instituições que treinam em conjunto. Isso faz com a gente cresça sempre, nossa cidade está sempre evoluindo”, ressaltou o agente da Guarda Civil de Teresópolis e membro da Companhia de Operações com Cães da corporação, Alessandro Lomba.

Posts relacionados

Black Friday 2024 promete impulsionar o comércio em Petrópolis com desafios e oportunidades

Espírito natalino chega ao Shopping Itaipava neste sábado com programação que segue até dezembro

Diretor da OMS tem alta de hospital no Rio, onde passou a noite