II Festival de Vedanta e Autoconhecimento injeta R$ 10 milhões na economia petropolitana

Petrópolis sedia até domingo um dos maiores encontros de autoconhecimento e espiritualidade do Brasil. Os organizadores do II Festival de Vedanta, que acontece no Parque Municipal em Itaipava, estimam que cerca de oito mil pessoas circulem pelo local durante os seis dias de evento, movimentando cerca de R$ 10 milhões no período.

Isso porque o festival está recebendo pessoas de todas as partes do Brasil e do mundo como uma aluna que veio de Munique, na Alemanha. São turistas que movimentam a rede de hotéis, pousadas e outros meios de hospedagem na cidade, sem falar no comércio local, bares e restaurantes que também são impactados pela vinda deles.

“O objetivo do festival, além de celebrar a cultura dos povos originários, é impactar positividade a vida de cada um dos participantes trazendo desenvolvimento pessoal para suas vidas e que isso tenha reflexos para toda a humanidade. Mas o festival também tem um grande impacto econômico e para o setor turístico da cidade. Quando trazemos pessoas de fora, a economia local gira e aquece vários setores”, explica Rodrigo Ribas, diretor do Instituto Vishva Vidya, instituição organizadora do evento.

O festival, que já faz parte do calendário oficial de eventos da Prefeitura, repete o sucesso do ano passado reunindo a tranquilidade, a natureza e clima ameno da cidade, com os ensinamentos de tradições e práticas milenares. “O Festival cresceu muito. Um evento encantador que une diversas culturas, ensinamentos milenares. É, sem dúvidas, o que mais atrai pessoas de diferentes regiões do Brasil e do exterior, que movimentam a nossa rede hoteleira e toda a cadeia produtiva do turismo”, celebra a secretária de Turismo de Petrópolis, Silvia Guedon.

Para o presidente do Petrópolis Convention & Visitors Bureau, Samir El Ghaoui, o festival é um evento importante que se consolida, gerando grande fluxo econômico na região. “Desde a segunda-feira percebemos um incremento em bares e restaurantes da proximidade. Toda a cadeia produtiva do turismo da região se juntou para atender da melhor forma, inclusive com pratos especiais. Temos certeza que há uma satisfação para ambos os lados. Esperamos que o Festival de Vedanta continue todos os anos em Petrópolis fomentando a economia dos distritos e que o trade possa sempre estar atuante, oferecendo uma experiência satisfatória para as pessoas que estão conhecendo a cidade”, declarou Samir.

Festival agita o fim de semana com atrações de graça

No sábado, o festival recebe a visita do cônsul geral da Angola, Mateus de Sá Miranda Neto, que vem acompanhar as apresentações da matriz africana. A programação começa às 11h15 com uma vivência de Kung Fu com o Mestre Ricardo Viana.

Às 12h45, no palco externo, o público vai poder curtir a atração musical, Pedro Ribeiro com samba de raiz. Às 14h, o professor Jonas Masetti sobre ao palco principal para uma aula de Vedanta. Às 15h, o festival faz uma Cerimônia de Encontro dos Rios. Logo em seguida, às 16h, dentro da painel “Momento Economia Verde”, tem a entrevista com o ex-presidente do BNDES, Gustavo Montezano.

A noite de sábado é dedicada às apresentações: às 20h30 o público vai poder apreciar a apresentação de Theyyam. Às 22h, o festival fecha o dia com muita animação e música com o Trio Forrozão. O festival termina no domingo com uma vivência de Kung Fu, às 9h30. Das 10h30 às 14h, o festival faz uma cerimônia de encerramento com a presença das lideranças espirituais, unindo todos os saberes e cultura dos povos originários. Você pode acompanhar como tem sido a segunda edição do festival e a programação completa no Instagram oficial do evento @festivaldevedanta.

Posts relacionados

Black Friday 2024 promete impulsionar o comércio em Petrópolis com desafios e oportunidades

Espírito natalino chega ao Shopping Itaipava neste sábado com programação que segue até dezembro

Diretor da OMS tem alta de hospital no Rio, onde passou a noite