Com 660 metros quadrados, a primeira pista de skate construída em Petrópolis para a modalidade “street” foi inaugurada nesta sexta-feira (27.12), pelo prefeito Bernardo Rossi. O novo equipamento, que era uma antiga reivindicação dos skatistas da cidade – há pelo menos 15 anos -, foi instalado no Parque Municipal, em Itaipava, ao lado da pista de Pump Track, que será inaugurada no próximo mês. A obra representa um investimento de R$ 247 mil e os recursos são fruto de um convênio assinado com o Ministério do Esporte.
A nova pista de skate leva o nome de Rogério Carreteiro Pinto Neto, uma homenagem póstuma ao skatista que ficou conhecido em Petrópolis como Neném. O espaço simula um ambiente urbano comum, no qual os atletas saltam e fazem manobras em rampas, muretas, bancos, corrimãos. O equipamento esportivo tem nove obstáculos de concreto e ferro, além de bancos para o público e paisagismo. Para o prefeito, a conclusão da obra é uma conquista.
“É muito gratificante ver a cidade vencendo a crise, as dificuldades. Enquanto vemos outros municípios devendo os salários dos servidores, nós estamos com as contas em dia, e entregando obras. No esporte, vamos reformar outras quadras, trazer novos equipamentos aqui para o parque, e, além da pista de skate, vamos inaugurar também a pista de Pump Truck. Os avanços no setor são enormes”, destaca Bernardo Rossi.
Quem esperava há mais de 15 anos por uma pista como esta na Cidade Imperial comemorou a inauguração. O skatista e empresário Eduardo Peçanha ressaltou que o espaço é democrático e vai atender praticantes acostumados com diferentes níveis de dificuldade. “A pista é uma vitória de anos. A gente luta para conseguir essa pista há, pelo menos, 15 anos. Já falamos várias vezes o quanto isso é importante para trazer uma etapa de um circuito estadual, brasileiro ou até mundial dependendo do nível da pista. Vindo gente para competir as pessoas vão dormir em hotel, comer em restaurantes, comprar nas lojas, gera movimento. Pra economia isso é ótimo. E não só isso, é uma área para a prática do esporte. E acertaram bem nessa pista”, disse.
“Temos aqui um espaço apropriado, feito por profissionais, e dentro dos padrões atuais, do que é o skate no mundo. Isso pra gente é uma vitória imensa, só temos a agradecer”, completa o skatista Amplus Taren.
A pista de skate fica ao lado da pista de Pump Track, um com rampas arredondadas, paredes em curvas, que podem proporcionar pequenos saltos. Feita com asfalto, a pista poderá ser usada não apenas por ciclistas, mas também por praticantes de modalidades como patins, skate e patinete. Ela é fruto de uma parceria entre a prefeitura e o atleta petropolitano campeão mundial de mountain bike cross-country, Henrique Avancini, com a Red Bull, patrocinadora do atleta, e com a LanceTracks, empresa especializada em construções deste tipo.
“São mais dois equipamentos que vão trazer ainda mais movimento para o parque, o nosso maior equipamento nos distritos”, destaca Marcelo Valente, secretário da Turispetro, que administra o espaço.
Além das pistas, os avanços no esporte vêm sendo percebidos em toda a cidade. “Temos certeza de que a gente evoluiu nesses em três anos, o que não avançava nos últimos 20 anos. São projetos próprios, lei de incentivo ao esporte, quadras e espaços públicos reformados, é um grande avanço”, disse o presidente da Câmara Municipal, vereador Hingo Hammes. “A pista de skate é mais um equipamento para fomentar o esporte em Petrópolis, atraindo eventos que incentivam a modalidade”, completa o superintendente de Esporte e Lazer, Leandro Kronemberger.
O município tem outros
A inauguração da Pista de Skate Rogério Carreteiro Pinto Neto também foi acompanhada por vereadores e secretários municipais.