Inepac aprova intervenções no Theatro Dom Pedro

Mais um passo no processo de devolução do Theatro Dom Pedro, principal palco da cultura em Petrópolis, à classe artística da cidade e à população foi dado nesta quinta-feira (23). No fim da manhã, uma equipe técnica do Instituto Estadual do Patrimônio Cultural – Inepac visitou a obra e aprovou as intervenções que vêm sendo realizadas, desde que o trabalho foi retomado no dia 13.

“Esse é um passo muito importante, porque mostra que estamos num caminho certo, tratando com carinho e muita seriedade esse que é um dos maiores patrimônios da cidade. Uma mostra da nossa preocupação com a preservação do nosso patrimônio e também do objetivo firmado de fomentar as cultura na cidade, gerando renda e emprego para os profissionais que atuam nessa área e nas áreas que acabam se beneficiando indiretamente através da cultura”, destacou o prefeito Hingo Hammes.

A visita foi acompanhada pelo secretário de Cultura, Adenilson Honorato, e pela empresa contratada para executar as obras de restauração do Theatro Dom Pedro. Entre os pontos avaliados, o chapim e a cerâmica para recomposição da fachada.

“Nós fizemos a análise dos últimos itens que estavam remanescentes para a aprovação. O chapim e a cerâmica da fachada frontal foram aprovados. A parte de pintura está finalizada, só faltam alguns arremates. A parte de instalação contra incêndio e pânico também está praticamente finalizada. E a amostra de pó de pedra, na fachada lateral, foi aprovada. Então poderá ser recomposta. Estamos nos preparativos para receber a inauguração dessa obra tão esperada do Theatro Dom Pedro”, informou a chefe do escritório técnico regional do Inepac em Petrópolis, Patrícia Hugueney.

Depois de quase seis anos fechado e obras paralisadas há meses, as intervenções no Theatro Dom Pedro foram retomadas no dia 13. A previsão é de que a obra seja concluída no prazo de seis meses.

“A gente está fazendo essa vistoria junto com o responsável da obra, olhando a fachada lateral, autorizando a recuperação da fachada e de outros aspectos aqui da obra. Isso para que o teatro possa voltar para as mãos dos nosso artistas locais, para ter essa cultura pujante. Logo, logo, nós estamos aqui com o nosso teatro inaugurado”, ressaltou o secretário de cultura Adenilson Honorato.

Entre os serviços executados estão: pinturas, instalações elétricas e hidrossanitárias, colocação de divisórias de granito, execução de piso de granitina, entre outros. Além disso, a empresa responsável pela execução do sistema de detecção e alarme de incêndio via wi-fi já deu início aos serviços. Além disso, estão sendo realizados serviços de acabamento, tanto no prédio anexo, quanto na área dos camarins. “A empresa responsável pela obra finaliza ainda a instalação do sinteco e do gesso. O passo seguinte é a licitação para a compra dos aparelhos de ar-condicionado”, informa o secretário de Obras Maurício Veiga.

Além da restauração, o Theatro também ganhou elevador acessível e o anexo está sendo totalmente reformado, contando agora com salas para aulas de música e dança.

Posts relacionados

Receita paga nesta sexta lote da malha fina do Imposto de Renda

Representantes da Prefeitura de Petrópolis recebem presidente do Instituto Lixo Zero Brasil

Prefeitura ajuda MEIs com Declaração Anual de Faturamento