Língua alemã pode ser declarada patrimônio cultural de natureza imaterial de Petrópolis

A língua alemã pode ser declarada Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do Município de Petrópolis. A proposta é do vereador Hingo Hammes, que teve Indicação Legislativa aprovada nesta terça-feira (28) na Câmara Municipal. A iniciativa visa a preservação da cultura alemã na cidade.

O vereador Hingo Hammes ressaltou que os colonos alemães tiveram participação importante no desenvolvimento de Petrópolis. “A contribuição dos colonos alemães para o desenvolvimento de Petrópolis foi fator determinante para a construção da cidade. A maior parte dos colonos veio justamente para trabalhar na construção do Palácio Imperial, hoje Museu Imperial, que foi a casa de veraneio do Imperador D. Pedro II”, lembrou.

A Indicação Legislativa pedindo que a língua alemã seja declarada Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do Município de Petrópolis foi aprovada exatamente na semana que marca 177 anos da chegada dos primeiros colonizadores alemães à cidade. “Estamos comemorando nesta semana 177 anos da chegada dos primeiros colonizadores aqui na cidade e, olhando para o nosso redor, vejo toda a herança que nos deixaram. Trabalharam para valorizar nossas belezas naturais e trouxeram o melhor de seu trabalho, que a gente vê nas construções e também nas ruas”, destacou Hingo Hammes.

Descendente de colonizadores germânicos, o vereador lembrou que o nome de sua família é um dos 361 registrados no Obelisco. “Digo isso com um orgulho enorme. Me sinto, realmente, parte desta história”, frisou.

A Indicação Legislativa, agora, será encaminhada ao Poder Executivo para análise.

Posts relacionados

Mega-sena não tem ganhadores e prêmio vai para R$ 6 milhões

Governo destinará mais recursos contra queimadas, diz Casa Civil

CDL Petrópolis oferece treinamentos para atendimento e gestão gerencial