A Liga Petropolitana de Desportos (LPD) completou 104 anos da sua fundação, no último sábado (30). A entidade centenária que organiza e realiza as competições esportivas na cidade, foi criada no dia 30 de julho de 1918.
E no seu aniversário de 104 anos, a entidade só tem motivos para comemorar. A LPD possui atualmente o maior número de modalidades esportivas em disputa em Petrópolis. Futebol, Futsal, Fut-7 de Escolinhas, Handebol, Vôlei e Futebol de Botão são as modalidades com campeonatos em andamento. O Tênis, novidade da “Liga” em 2022, terá a sua primeira competição na história da cidade nos próximos meses.
O presidente da, José Luís Neto, comemora o alto número de competições esportivas em disputa em Petrópolis atualmente. “O sentimento é de alegria em poder fomentar o esporte da cidade com várias modalidades, algo que não acontecia desde os anos 60. A LPD sempre foi conhecida pelos tradicionais campeonatos de Futsal e de Futebol. Mas traçamos como meta alcançar mais modalidades e tornar a Liga realmente de Desportos, atendendo a todos os esportes. Sou muito grato a esta entidade por ter me revelado como árbitro e agora dirigente neste período. Fico muito feliz por mais um ano da Liga”, comemorou ele.
Além do aumento do número de modalidades esportivas, a LPD conta atualmente com o recorde de atletas inscritos em suas competições. São 4.216 pessoas aptas para disputa de algum campeonato municipal. Eles vão desde às categorias de base, passando pelas categorias adulto, até o Super Master (campeonato de Futebol para atletas com mais de 50 anos).
Presidente da Liga entre 2017 e 2021, Geraldo Barros disse que se sente realizado em fazer parte da história centenária da entidade. “É muito bom ver a Liga Petropolitana na ativa, mesmo depois de tantas dificuldades nos últimos dois anos por conta da pandemia. Fico muito feliz em vez os campeonatos municipais sendo retomados, com diferentes modalidades, e todo mundo abraçando a nossa causa. Que a LPD continue crescendo cada vez mais”, disse ele, parabenizando ainda o atual presidente, José Luís Neto pelo trabalho a frente da entidade.
Além do recorde de atletas e competições em disputa na cidade, a Liga Petropolitana de Desportos (LPD) teve mais um motivo para comemorar no último ano. A entidade, com patrocínio da Enel Distribuição Rio e da Secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Juventude do Governo do Rio, realizou em 10 comunidades de Petrópolis, o Projeto Transformando Vidas Pelo Esporte. Através do projeto social, mais de 600 crianças e adolescentes da cidade tiveram aulas de futebol e Futsal durante 12 meses.
Presidente da Câmara Municipal de Petrópolis, Hingo Hammes, que foi presidente da Liga de 2014 a 2016, destaca a importância da liga para o esporte da cidade. “A LPD tem papel fundamental no desenvolvimento do desporto na cidade, contribuindo para a prática esportiva e estimulando o surgimento de novos talentos. Tenho muito orgulho por fazer parte desta história, tanto como atleta quanto como gestor. No período em que estivemos à frente da Liga, fizemos um trabalho para acertar a casa, regularizando pendências e garantindo a documentação necessária para que pudéssemos fazer captação de recursos para o esporte da cidade. A entidade colheu e segue colhendo os frutos deste trabalho. Um bom exemplo é o Projeto Transformando Vidas pelo Esporte, uma conquista que é fruto das ações que fizemos lá atrás. A LPD é um patrimônio da cidade!”, destaca o vereador.
O presidente da LPD, José Luís Neto, revelou que vem mais novidades por aí. “Não vamos parar por aqui. Estamos buscando junto ao Governo do Estado a renovação do Projeto Transformando Vidas Pelo Esporte. Além disso, outros projetos também já estão em andamento para execução. Nos próximo meses vamos dar início ao primeiro campeonato municipal de Tênis e está muito bem encaminhado a realização de um campeonato de e-sports, junto com o pessoal da Good Gamers. Estamos abertos a novas ideias e pessoas que cheguem para somar conosco”, disse ele.
Neto completou agradecendo aos colaboradores da entidade e a todos que acreditam no trabalho em prol do esporte petropolitano. “Não chegamos a lugar nenhum sozinhos. Tudo é fruto de um esforço conjunto e de muita dedicação. Agradeço o empenho de cada um que está ao nosso lado ajudando o esporte da cidade crescer e evoluir. São vocês, presidentes e diretores de clubes, treinadores, pais, atletas, torcedores, equipes de suporte, que fazem o esporte de Petrópolis ser grande como ele é. O meu muito obrigado a todos”, finalizou ele.
Fundação da Liga Petropolitana de Desportos
A Liga Petropolitana de Desportos teve o seu início em 1918. Na época, haviam na cidade cinco clubes em plena atividade: São Sebastião, Internacional, Itamarati, Serrano e Cruzeiro do Sul. Porém, eles não se entendiam e ainda nem pensavam na fundação de uma liga que pudesse gerir e reunir os clubes.
Após algumas tentativas frustradas de outros baluartes da época, Euclides Raeder finalmente conseguiu reunir os times da cidade e criar a Liga Petropolitana de Sports (LPS). Sua intenção era de tornar a entidade capaz de cuidar dos campeonatos oficiais da cidade, ainda mais devido a extraordinária capacidade da cidade de revelar bons jogadores.
E no dia 30 de julho de 1918, após algumas mudança na entidade, nasceu oficialmente a Liga Petropolitana de Desportos. Pouco tempo após a criação da LPD, no dia 1° de setembro, era anunciado o Torneio Início para Futebol de Campo. Uma semana depois, a entidade foi reconhecida pela Liga Esportiva Fluminense. Já na semana seguinte, começou o primeiro campeonato municipal de Futebol de Petrópolis.