Luiz Aquila e Lauro Cavalcanti são os convidados do próximo Encontro Plástico da Casa de Petrópolis

A Casa de Petrópolis Instituto de Cultura recebe, no próximo sábado (15.04), o arquiteto e antropólogo Lauro Cavalcanti, para um bate-papo com o artista plástico Luiz Aquila. Com entrada franca, o público poderá conversar com os dois a partir das 19h. A mostra “Luiz Aquila na Casa de Petrópolis – 80 anos do artista”, recorde de visitação, será o tema do encontro e fica em cartaz até domingo (16.04), das 10h às 16h.

“É muito estimulante para mim conversar com o público e com Lauro Cavalcanti, meu principal interlocutor”, comenta Luiz Aquila sobre o Encontro Plástico. 

E não é à toa. Lauro Cavalcanti foi curador da retrospectiva de Luiz Aquila no Paço Imperial em 2013 e autor do livro “Quase Tudo – The Never Ending Tour” lançado durante a mostra. O livro estará à venda também no dia do evento e a renda será em benefício da Casa de Petrópolis. Lauro foi diretor do Paço Imperial e professor da Escola Superior de Desenho Industrial (Esdi/Uerj). É também mestre e doutor em Antropologia Social pela UFRJ. Atualmente é diretor do Instituto Casa de Roberto Marinho.

Luiz Aquila é pintor, desenhista, gravador e professor, também é reconhecido pelo seu papel de orientador artístico da Geração 80.  Como um dos mais importantes artistas brasileiros, o carioca Luiz Aquila realizou seu sonho de viver em Petrópolis no final dos anos 80, época em que a arte se comprometia com a mensagem de esperança e Luiz Aquila fazia da pintura sua afirmação de liberdade. Participou da efervescência cultural do Rio de Janeiro na abertura democrática, trabalhando incansavelmente para o resgate e valorização da memória das artes no país. UnB, Parque Lage, MAM-RJ, Paço Imperial, Iphan e Casa de Petrópolis são algumas das instituições que contaram com a criatividade do artista no Brasil.

A exposição “Luiz Aquila na Casa de Petrópolis – 80 anos do artista” é uma realização da Casa de Petrópolis, em parceria com a Galeria Patrícia Costa, e tem o texto de apresentação de Alice Granato, produção de Lilia Monteiro, montagem de Gregório Pontes, e design gráfico de Claudio Partes. 

Os Encontros da Casa de Petrópolis têm apoio do Governo Federal, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através do edital Retomada Cultural 2.

Posts relacionados

PF indicia Pablo Marçal por laudo falso contra Guilherme Boulos

Brasil manifesta preocupação com violência após eleições em Moçambique

BNDES libera R$ 7,3 bilhões para o Fundo Clima entre abril e outubro