Mais de 20 órgãos em conjunto em ações de resgate e recuperação da cidade

O Governo Municipal completou o décimo dia de atuação conjunta com os diferentes setores da prefeitura e demais órgãos estaduais e federais no Gabinete Integrado de Gestão de Desastres. Todos os órgãos estão trabalhando em diferentes frentes: ações de resgate de vítimas, atendimento a pessoas afetadas, segurança, logística de donativos, controle do trânsito e recuperação da cidade, após as fortes chuvas que afetaram principalmente o primeiro distrito, no último dia 15/2.

“Seguimos com todos os órgãos de esfera municipal, estadual e federal atuando em conjunto para recuperar a nossa cidade. Já avançamos muito e com todo esse empenho, nossa cidade em breve voltará à normalidade”, destacou o prefeito Rubens Bomtempo, que tem o efetivo de diversos setores – Defesa Civil, Obras, Serviço, Segurança e Ordem Pública, Assistência Social, Saúde, Educação, Administração, Planejamento, além de COMDEP e CPTrans empenhados em ações de recuperação da cidade.

Polícia Civil segue na identificação de vítimas

A equipe Técnica e Científica da Polícia Civil soma 210 óbitos por conta dos deslizamentos, desabamentos, inundações e alagamentos. Do total de vítimas, 124 são mulheres, 86 homens e 40 menores de idade. Até o momento, 203 foram identificados e liberados para as funerárias. Em último levantamento, o município está com 48 desaparecidos de acordo com a Delegacia de Descoberta de Paradeiros (DDPA). Os peritos ainda fazem análises de DNA para a identificação dos despojos recuperados pelo Corpo de Bombeiros.

Defesa Civil reforça efetivo para atendimento de ocorrências e elaboração de laudos

A Secretaria de Defesa Civil segue atuando de forma intensiva para o atendimento das quase 2500 ocorrências, das cerca de 2000 são por deslizamentos. Com o reforço das equipes, 866 vistorias já foram encaminhadas. Nesta quinta (24), cerca de 40 agentes atuaram em 24 localidades para a realização de vistorias em áreas com deslizamento, além de análise de riscos estruturais e geológicos em casas e regiões, quedas de árvores e postes, além casos de infiltrações, rachaduras, entre outros.

O município recebe o apoio de equipes da Defesa Civil do Estado e de agentes vindos de outras cidades, que variam a cada período. Hoje, o município trabalhou em conjunto com um efetivo de Blumenau, Niterói, além dos profissionais da Coordenadoria de Planejamento e Gestão Estratégica, do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) e do Departamento de Recursos Minerais (DRM).

Secretaria de Assistência Social mantém pontos de apoio na cidade

Até o momento, 891 pessoas recebem o suporte da Secretaria de Assistência Social nos 14 pontos de apoio mantidos pela Prefeitura. O Governo garante o funcionamento dos locais para o acolhimento da população em escolas da rede pública. Outras instalações alternativas providenciadas pelas comunidades, também recebem o suporte com o acompanhamento de profissionais de Assistência Social, Saúde, Educação, Agentes Comunitários além da Defesa Civil.

Corpo de Bombeiros mantém buscas a vítimas

Nesta quinta-feira (24), mais de 500 agentes do Corpo de Bombeiros estão na cidade atuando nos trabalhos de resgate de vítimas. As buscas se concentraram nas localidades do Morro da Oficina, Vila Felipe, Chácara Flora, Sargento Boening, Floresta e pelo Rio Piabanha. Todos os dias as equipes estão recebendo o suporte dos cães farejadores do Grupamento de Operações com Cães da Guarda Civil Municipal de Petrópolis e de corporações especializadas vindas de outras cidades e estados. Cerca de 45 cães estão sendo trazidos de Teresópolis, Magé, Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia, Minas Gerais, Santa Catarina, entre outros.

COMDEP segue com o efetivo de cerca de 2000 profissionais para a limpeza da cidade

As localidades do Sargento Boening, Chácara Flora, Alto da Serra, Vila Felipe, Rua Teresa e Centro foram as que concentraram os esforços das equipes nesta quinta (24). A COMDEP atuou para a desobstrução de vias, limpezas de ruas e casas, corte de árvores e retirada de entulhos por toda a cidade. Hoje, cerca de 30 toneladas de entulho foram removidas.

As ações contam com o apoio da Comlurb, que também realizou podas de árvores, retirada de entulhos e limpeza de vias na Barão do Rio Branco, Visconde do Bom Retiro, Souza Franco, Prefeito Ari Barbosa. Todas as ações foram conjuntas com Guarda Municipal, CPTrans, INEA, Águas do Imperador e CEDAE.

Guarda Municipal faz trabalho educativo em pontos de apoio

Cerca de 40 agentes da Guarda Municipal deram suporte na sinalização do trânsito para que as ações de limpeza das vias fossem realizadas. As equipes ainda atuam nos pontos de apoio, com o trabalho de Educação, em que oferecem orientações sobre segurança para as pessoas que estão acolhidas.

Cerca de 600 militares do Exército Brasileiro atuam em conjunto com o Governo

Os militares foram direcionados para o suporte às buscas dos desaparecidos pelas localidades da Vila Militar e Alto da Serra. As equipes também realizaram a distribuição de alimentos, trabalharam em atividades de contenção de encostas no Sargento Boening, de logística de donativos e apoio com equipamentos para a desobstrução de vias.

Marinha organiza trânsito no acesso ao Morro da Oficina

Os mais de 300 militares da Marinha continuam trabalhando no controle do trânsito na Rua Teresa, com foco na organização do acesso ao Morro da Oficina, no Alto da Serra. O efetivo também trabalha no reforço da segurança das instalações nos pontos de apoio, desobstrução de vias na região do Alberto Torres e atendimentos no hospital de campanha.

Polícias Militar e Rodoviária Federal seguem no apoio em atuações por toda a cidade

A Secretaria de Estado de Polícia Militar mobiliza amplo aparato para auxiliar nos trabalhos após as fortes chuvas que atingiram a cidade. O 26º Batalhão de Polícia Militar está empenhado na totalidade das ações junto com outros batalhões do Norte do Estado e da Baixada Fluminense, que deslocaram efetivos em apoio.

Equipes do Batalhão de Polícia de Choque (BPChq) e do Comando de Policiamento Ambiental (CPAm) estão compondo permanentemente as mobilizações. Diversas outras unidades da Secretaria de Estado de Polícia Militar, através de revezamento, também auxiliaram os trabalhos na cidade. Todos os batalhões da Polícia Militar serviram como pontos de arrecadação de donativos destinados às vítimas.

Além de atuar no policiamento e no auxílio ao tráfego de veículos nas vias da cidade, os policiais militares e suas viaturas estão integrados aos demais esforços logísticos desencadeados pelas forças do Governo do Estado.

Da mesma forma, os agentes da Polícia Rodoviária Federal também reforçam a segurança e dão o suporte em todas as iniciativas.

Localidades têm o restabelecimento do serviço de energia elétrica

As equipes da ENEL atuam em conjunto com as equipes do Gabinete Integrado de Gestão de Desastres no suporte para o retorno do fornecimento de energia para as áreas afetadas. Nesta quinta (24), a energia foi restabelecida para 254 famílias, 68 postes foram recuperados, 17,6 km de cabos foram instalados, 18 transformadores foram reformados. As equipes da concessionária de energia também atuam no suporte ao trabalho de salvamento, com o fornecimento de iluminação em locais de atuação do Corpo de Bombeiro.

Posts relacionados

Black Friday 2024 promete impulsionar o comércio em Petrópolis com desafios e oportunidades

Espírito natalino chega ao Shopping Itaipava neste sábado com programação que segue até dezembro

Diretor da OMS tem alta de hospital no Rio, onde passou a noite