Os alunos do curso de Direito da Estácio Petrópolis, através do Núcleo de Práticas Jurídicas, promovem esta semana, mais precisamente no dia 27, uma ação social na localidade Vicenzo Rivetti, no Carangola, com a prestação de orientações jurídicas gratuitas para os moradores da região nas áreas de Família (alimentos, guardas, regulamentação de visitas, divórcio e curatela), Direito Cível, Direito do Trabalhador e Previdenciário. Os atendimentos vão ocorrer na sede do Projeto No Morro, das 13h às 16h.
“Semestralmente desenvolvemos ações como esta em bairros da cidade. Nosso intuito é garantir o acesso dos moradores à justiça e ajudá-los em conflitos locais que por ventura existam. Já para nossos alunos, a iniciativa é de suma importância, pois é uma forma de iniciar uma pesquisa de campo, ampliar e conhecer as demandas locais extra muros, agregando ao processo de conhecimento”, acrescenta o professor Cristiano Augusto Nogueira, coordenador do Núcleo de Práticas Jurídicas da unidade.
O mutirão faz parte da fase final de um projeto de extensão da disciplina Métodos Adequados de Solução de Conflitos. As pesquisas na região começaram em março com entrevistas e levantamento de dados através de formulário eletrônico. Toda a ação está sendo intermediada pelo presidente do Projeto No Morro.
“Uma coisa que chamou minha atenção foi o fato de os alunos não ficarem somente aqui na sede do Projeto aguardando os moradores, eles andaram a comunidade, entraram em vielas e casas e foram muito bem recebidos, até mesmo porque vieram atender uma carência grande que existe em relação às questões jurídicas. Está sendo bem importante para a comunidade receber estes atendimentos”, conclui Bruno Gonçalves, presidente do Projeto No Morro.
A Estácio Petrópolis presta assistência jurídica gratuita de forma periódica à população petropolitana, diretamente no campus, de segunda a sexta-feira, das 10h às 13h e das 14h às 18h, mediante agendamento pelo telefone 24 2233-5505. A Estácio Petrópolis fica na Rua Bingen, nº 50, no Bingen.