A mostra “Cineclube Raul Lopes por aí” está exibindo sessões online de filmes e documentários nos domingos de agosto e setembro, por meio da plataforma Zoom. As exibições são gratuitas e ocorrem sempre às 18h, seguidas de debates com convidados. As próximas sessões serão nos dias 25 de agosto, 8 de setembro e 15 de setembro. O link para assistir os filmes é: https://zoom.us/j/9093040128, com a senha: 1234.
A mostra teve início no dia 11 de agosto, com a presença da professora Lívia Miranda e da Secretária de Cultura, Diana Iliescu. Na ocasião, elas debateram com o público o filme “Ainda temos o amanhã”(2023) de Paola Cortellesi. No domingo, 18, foi exibido o filme “A história da Aldeia Arcozelo” (2024), documentário produzido pela Associação Céu Aberto de Paty de Alferes, seguido do longa “Noites de Circo” (1953), de Ingmar Bergman. O debate teve a presença da produtora do curta, Claudiah Rhamos, da ambientalista, Barbara Pelegrini e da atriz, Joyce Marino.
As próximas sessões estão agendadas para os dias 25 de agosto, quando serão exibidos os filmes “Back to home – O primeiro passo” (2023), documentário de Fernanda Almeida, seguido do longa “Medida Provisória” (2020), de Lázaro Ramos. O debate será com a diretora e professora, Carolina Moraes.
No dia 8 de setembro, a exibição será do filme “Ateliê Casa – Organismo Vivo” (2024), de Izaura Lima. O debate será com a diretora e a produtora Dafne Souza. A última sessão está prevista para 15 de setembro, com o filme “Pa Rir”, da diretora Andressa Hazboun. O longa é vencedor do Prêmio Argila de melhor montagem e edição. No mesmo dia, o público poderá conferir a comédia “Arizona Nunca Mais” (1987). O debate será com a diretora, Andressa Hazboun e com administradora Guaraciaba Puertas.
Sobre o projeto
O Cineclube Raul Lopes é um espaço de convivência e de debates sobre filmes, sem fins lucrativos, aberto ao público, com programação semanal ininterrupta há quase uma década. O “Cineclube RL por aí” pretende dar visibilidade à produção local, com a presença de convidados debatendo temas variados, como democracia, direitos das mulheres, LGBTQI+, trabalhadores, racismo e desafios sociais. Fundado em 2016 e dirigido por Lilia Monteiro, o cineclube realiza sessões gratuitas, presenciais e online, atraindo um público diversificado que valoriza a história do cinema e a reflexão social.
O projeto ” Cineclube RL por aí” foi contemplado no Edital Atividades Culturais Audiovisuais de CAPACITAÇÃO, CINECLUBES, FESTIVAIS, PRESERVAÇÃO, PUBLICAÇÕES E PRODUÇÃO DE VÍDEO DE DIVULGAÇÃO (Chamada Pública 07/2023) realizado pela Prefeitura de Petrópolis, por meio do Instituto Municipal de Cultura, com recursos do Governo Federal através da Lei Complementar nº 195/2022 – Lei Paulo Gustavo, e tem apoio do Ensino Médio Integrado em Produção de Áudio e Vídeo C.E. Dom Pedro II EMI-AV e da Petrópolis Film Commission. Também é uma realização do Governo Federal, Ministério da Cultura, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, por meio dos recursos da mesma Lei Paulo Gustavo para o projeto “CRL para todos.”