Nota técnica da saúde vai nortear ocupação dentro dos coletivos

Na manhã desta sexta-feira (05.06) aconteceu mais uma reunião de representantes da prefeitura com empresários do transporte público do município. A pauta foi a elaboração da nota técnica da saúde que irá deliberar sobre a ocupação dos coletivos e o ajuste do sistema em conjunção com a flexibilização do comércio. O documento deverá estar pronto na próxima semana e será encaminhado para CPTrans, que vai comunicar as empresas sobre as determinações.

De acordo com a secretária de Saúde, Fabiola Heck, “vamos avaliar toda a situação e construir a nota com base nas informações repassadas pela CPTrans, que fez o estudo de impacto e pelas empresas. Com todas os parâmetros, teremos a segurança de estabelecer um documento que possa nortear essa ação com segurança e sempre pensando na saúde das pessoas”, aponta.

O presidente da CPTrans, Jairo Cunha, afirmou que “a troca de informações sobre a frota durante esse primeiro momento da flexibilização é feita diariamente. Estamos em contato o tempo todo com as empresas, para que a adequação ocorra da melhor forma, sem aglomeração e com respeito a saúde dos passageiros”. As denúncias de ônibus lotados podem ser feitas pelo telefone 156 da CPTrans.

O coordenador da Vigilância Sanitária, José Roberto Pereira, disse que “as medidas de lotação dos coletivos devem seguir a diretriz de segurança, como manter as janelas abertas e o uso de máscaras por todos os ocupantes”.

O coordenador de Planejamento, Dalmir Caetano, também reforçou que “o plano de flexibilização precisa ser realizado em comunhão com as operadoras do transporte público. Tenho certeza, que com a nota técnica da saúde, teremos um embasamento seguro para que essa ação”.

A CPTrans, a partir de segunda-feira (06.06), analisa medidas para evitar aglomerações nas filas dos ônibus, como abrir o lado impar da Rua do Imperador, fechado para o controle da fila da Caixa Econômica, e transferir alguns pontos para essa localidade.

As ações para a melhoria do transporte público é uma cobrança constante do prefeito Bernardo Rossi, que realizou diversas reuniões com empresários do setor de transporte público. A preocupação do prefeito é direcionada para a saúde e a segurança dos passageiros e profissionais (motoristas e cobradores).

Posts relacionados

Mega-sena não tem ganhadores e prêmio vai para R$ 6 milhões

Governo destinará mais recursos contra queimadas, diz Casa Civil

CDL Petrópolis oferece treinamentos para atendimento e gestão gerencial