Novo portifólio de Gastronomia do Senac RJ ensina técnicas para quem quer empreender de casa

O Senac RJ está lançando novos cursos de Gastronomia de curta duração voltados para quem quer empreender e gerar renda na cozinha de casa. Os cursos do novo portifólio Virando o Jogo na Cozinha ensinam técnicas de preparo e habilidades essenciais para divulgar, comercializar os produtos e lucrar. Entre as novas opções estão “Quentinhas de Milhões”, “Salgados que rendem Clientes”, “Bolos e geleias para ganhar uma bolada”, “Congelados – um negócio para durar”, entre outros.

Na região Serrana, nas unidades de Petrópolis e Nova Friburgo, já há turmas abertas do “Quentinhas de Milhões” e do “Salgados que rendem Clientes” com início a partir do mês de setembro. Mais informações estão disponíveis no site https://www.rj.senac.br/cursos/gastronomia/.

A nova trilha oferece cursos completos ou módulos práticos. No curso completo, além de receitas e técnicas de preparo de diferentes produtos, o estudante tem acesso ao Plano “Venda Mais”, com metas, precificação, técnicas de atendimento, divulgação e entrega. Já nos módulos práticos, o aluno pode planejar seu aprendizado de maneira flexível de acordo com as técnicas que quer dominar. Todos os cursos também abordam boas práticas de higiene e manipulação de alimentos, valorização de produtos regionais e sazonais e técnicas de aproveitamento e congelamento de alimentos, para evitar desperdício e reduzir custos. Os alunos aprendem ainda a fotografar e divulgar seus produtos no WhatsApp.

Sobre os cursos:

“Quentinhas de Milhões” é o curso que ensina técnicas de preparo de cozinha do dia a dia, para montar quentinhas na cozinha de casa com receitas saborosas, variadas e criativas de carnes e acompanhamentos. O aluno irá conhecer os tipos de embalagens e aprender qual é a melhor para cada tipo de quentinha, considerando o tamanho do produto e a boa apresentação.

Com “Sabor de lucrar com Petiscos de Bar”, o aluno aprende a preparar petiscos característicos da comida de boteco, utilizando ingredientes de fácil acesso. O curso é voltado não apenas para quem tem ou quer ter um bar, mas para pessoas que querem apostar nessas delícias em buffets, festas, lanchonetes, delivery, entre outros. O curso ensina desde os mais básicos, como linguiça acebolada e batata frita, até opções um pouco mais elaboradas, como bolinho de feijoada e torresmo, resultando em um cardápio diferenciado e de qualidade. Aborda ainda a sazonalidade dos ingredientes e oferece alternativas para produtos de diferentes regiões.

Também voltado para quem quer gerar renda na cozinha de casa, o curso “Bolos e Geleias para ganhar uma Bolada” ensina a preparar bolos, recheios e geleias com diversas técnicas e apresenta os diferentes tipos de embalagem para valorizar cada tipo de doce.Já “Salgados que rendem clientes” ensina o preparo de salgados fritos e assados, como bolinho de aipim, pastel de forno e empadinha. Há também opções mais elaboradas, como salgados de massa fermentada, como esfiha, que resultam em um cardápio variado e de qualidade.

O workshop “Congelados – Um Negócio para Durar” aborda como o processo de congelamento pode economizar tempo e facilitar a atuação de quem trabalha na cozinha. O curso ensina técnicas que facilitam o processo de preparação e armazenamento de alimentos congelados, orienta sobre a utilização correta do freezer e sobre identificação de embalagens e suas utilizações. O workshop também orienta os participantes sobre como aproveitar ao máximo os ingredientes e reduzir o desperdício na cozinha doméstica.

O módulo “Quanto vale o meu produto” ensina como identificar produtos para produzir na cozinha de casa, planejar vendas, gerenciar o tempo, divulgar e obter retorno financeiro, fazendo dinheiro por conta própria. O curso também instrui sobre atendimento presencial e online e precificação.

Sobre o Senac RJ Há 78 anos o Senac RJ atua na profissionalização de mão de obra para o setor do Comércio de Bens, Serviços e Turismo no Estado do Rio de Janeiro. A instituição de ensino, que desde janeiro de 2023 é signatária do Pacto Global da ONU, investe fortemente em inclusão social por meio de capacitação para o mercado de trabalho e é reconhecida como referência na oferta de cursos profissionalizantes.

Posts relacionados

TSE define regras para atuação da Polícia Rodoviária nas eleições

Uerj tenta retirar estudantes após fim do prazo para desocupação

Com R$ 201,6 bi em agosto, arrecadação federal volta a bater recorde