As festas de fim de ano são sinônimo de confraternização, alegria e, claro, uma mesa farta. Mas, como conciliar os prazeres da culinária natalina com uma alimentação equilibrada? A nutricionista Brigitte Olichon, professora da UNIFASE, trouxe algumas dicas para preparar uma ceia de Natal nutritiva e saborosa.
“A ceia de Natal é um momento especial para reunir a família e os amigos. Com um pouco de planejamento e criatividade, é possível montar uma mesa deliciosa e nutritiva, sem abrir mão do sabor. Afinal, a ceia de Natal não precisa ser sinônimo de excessos”, afirma a nutricionista.
Carnes magras: Em vez de optar por carnes processadas, como o presunto e o salame, prefira carnes magras como peru, frango ou peixe. “As carnes brancas são uma excelente fonte de proteína e podem ser preparadas de diversas formas, como assadas ou grelhadas”, sugere Brigitte.
Nos acompanhamentos, troque o arroz branco por arroz integral, que é rico em fibras e nutrientes. As saladas também são ótimas opções, com folhas verdes, legumes coloridos e frutas frescas. “As saladas trazem leveza para a refeição e são ricas em vitaminas e minerais”, explica a nutricionista.
As sobremesas podem ser preparadas com frutas frescas, iogurte natural e geleias dietéticas. “As frutas são ótimas opções para satisfazer o paladar doce e ainda fornecer diversos nutrientes”, afirma Brigitte.
Opte por água, sucos naturais ou chás. “As bebidas alcoólicas devem ser consumidas com moderação, pois são calóricas e podem prejudicar a digestão”, alerta a nutricionista.
A nutricionista destaca ainda que a chave de ouro para uma ceia saudável é a moderação. “Evite se servir em grandes porções e experimente um pouco de cada alimento. Planeje o cardápio da ceia com antecedência e escolha ingredientes frescos e de qualidade. Durante o preparo, utilize azeite e temperos naturais”, finaliza Brigitte Olichon.