A reforma do Terminal Centro será acelerada a partir desta semana. A empresa responsável pela obra vai ampliar o número de funcionários que vão atuar tanto na sequência das intervenções no telhado como na troca do piso na parte mais movimentada do local. Outra etapa que vai avançar é a revisão da parte elétrica. Isso será possível a partir da transferência dos pontos de ônibus para as ruas Souza Franco e Dr. Porciúncula, o que vai diminuir o fluxo de passageiros no Terminal.
A partir desse domingo (26.01), 37 linhas que utilizam as 12 plataformas do Terminal Centro farão paradas em outros locais. Os ônibus que atendem as comunidades na região do Alto da Serra farão embarque e desembarque no lado ímpar da Rua Souza Franco. Já os que atendem a população da região do Quitandinha agora ficam na Rua Dr. Porciúncula, em frente ao comércio. Essa mudança deve durar 60 dias, mas pode ser prorrogada caso seja necessário.
“Essa é a maior reforma do Terminal Centro em muito tempo, que vai melhorar toda estrutura e dar maior conforto para os passageiros e todas as pessoas que passam pelo Terminal todos os dias. Alguns pontos desta obra já avançaram e essas medidas de agora são necessárias exatamente para que as obras andem ainda mais rápido e beneficiem as 100 mil pessoas que frequentam esse espaço diariamente o mais rápido possível”, destaca o prefeito Bernardo Rossi.
O Terminal Centro é o maior da cidade, com demanda de 1.640 viagens de 80 linhas de ônibus partindo do local todos os dias, levando a população para diversos locais da cidade como Alto da Serra, Quitandinha, Bingen e Retiro, por exemplo.
Intervenções em piso, telhado e outra pontos
Até aqui, a obra teve intervenções no piso na área das duas últimas baias. O material anterior, em granitina, foi retirado para a colocação do novo. Todo espaço também passará por polimento e vai ganhar também instalação de azulejos podotáteis, que servem para orientar pessoas com deficiência visual. Na mesma área, serão colocadas as tubulações de passagem do cabeamento elétrico.
O telhado, um dos pontos principais da obra, também já está sendo feito. Cerca de 30% das telhas de alumínio já foram trocadas. Com a transferência dos pontos de ônibus, os funcionários conseguirão fazer a remoção do restante dos materiais com maior velocidade. Ao mesmo tempo, serão executadas as instalações dos rufos e a impermeabilização das calhas.
Na parte vizinha à Rua Caldas Viana, as equipes iniciaram a troca de forro e a revisão da parte elétrica. A pintura na área externa está praticamente concluída, enquanto no espaço interno será feito na sequência da reforma do piso.
A obra ainda contempla pintura de estruturas como portas de madeira, portões e guarda-corpo, nova pavimentação em asfalto, entre outras melhorias. Todo trabalho é feito pela empresa VACC Indústria, Comércio e Serviço Eireli. A reforma do Terminal Centro é um investimento de R$ 964,4 mil.
Transferência dos pontos de ônibus
A transferência do embarque e desembarque de 20 linhas para a Rua Souza Franco não vai causa alterações na feira livre que acontece às terças e sábados.
Já em relação à Rua Dr. Porciúncula, parte do ponto de táxis, vagas de carga e descarga e demais vagas serão realocados para a Rua Prudente de Aguiar.
O Terminal Centro não ficará totalmente fechado. Haverá acesso ao posto do Detran e às lojas.
Confira as linhas realocadas
Para a Rua Souza Franco, linhas que atendem o bairro Alto da Serra:
414, 419, 433, 452, 457, 430, 434, 445, 451, 413, 420, 453, 415, 426, 432, 458, 429, 431, 462 e 464
Para a Rua Dr. Porciúncula, linhas que atendem o bairro Quitandinha:
424, 440, 442, 454, 422, 437, 465, 466, 412, 404, 405, 425, 403, 423, 428, 441 e 469