Obras no Centro Municipal de Ortopedia avançam

O Centro Municipal de Ortopedia (CMO), que funcionará em prédio anexo ao Hospital Municipal Nélson de Sá Earp (HMNSE), aumentará o atendimento da especialidade na rede municipal de saúde. O novo espaço terá capacidade para ofertar até 2.500 consultas por mês. As obras de estruturação do prédio estão em andamento e a expectativa é de que o centro comece a funcionar ainda no primeiro trimestre deste ano.

Em aproximadamente um mês, as obras de adaptação do prédio já avançaram 30%. O Centro Municipal de Ortopedia contará com ampla recepção e sala de espera, três consultórios, salas de exames, sala de procedimentos e banheiros. A nova unidade de atendimento possuiu duas rampas de acesso para cadeirantes e demais pessoas com dificuldade de mobilidade.

De janeiro a novembro do ano passado, foram realizadas no ambulatório de ortopedia do HMNSE 7.912 consultas. Uma média de 1.582 atendimentos ambulatoriais por mês.

“Hoje os atendimentos ambulatoriais de ortopedia são feitos no HMNSE em um espaço físico restrito. Com a abertura do Centro de Ortopedia, teremos como aumentar a oferta de consultas, cerca de 1.000 atendimentos além do que é feito hoje. Além de oferecer um espaço mais amplo e com muito mais conforto para os pacientes”, disse o prefeito Bernardo Rossi.

Além disso, o CMO será a primeira unidade da rede pública de saúde a realizar a terapia com ácido hialurônico para tratamento da artrose. O uso do produto para tratamento e prevenção da doença evita, em muitos casos, a cirurgia, trazendo mais segurança para o paciente.  “Importante ressaltar que Petrópolis será a primeira cidade do estado a oferecer este tipo de tratamento para artrose pelo SUS”, disse o diretor geral do HMNSE, Nilson Wayand. Dois profissionais especializados neste tipo de terapia atuarão no novo espaço.

Também será ofertado atendimento em especialidades dentro da ortopedia (ombro, joelho, quadril, coluna e ortopedia pediátrica). Outro diferencial do Centro Municipal de Ortopedia é que a unidade contará com um aparelho de exame de desintometria óssea e um ultrassom, que será usado para auxiliar o tratamento para os casos de artrose.

De acordo com a secretária de Saúde Fabíola Heck, com a abertura desta nova unidade, a rede pública de saúde dará um salto na qualidade do serviço de ortopedia. “Hoje, os atendimentos ambulatoriais na especialidade são feitos nos ambulatórios do HMNSE e do Hospital Alcides Carneiro. Mesmo assim, a demanda por esta especialidade é grande e por isso a necessidade de aumentar a oferta. Temos certeza que Petrópolis ganhará muito em qualidade com este novo espaço”, afirmou.

Posts relacionados

Black Friday 2024 promete impulsionar o comércio em Petrópolis com desafios e oportunidades

Espírito natalino chega ao Shopping Itaipava neste sábado com programação que segue até dezembro

Diretor da OMS tem alta de hospital no Rio, onde passou a noite