O mundo mágico de Natal – que vai desde o simbolismo religioso até Papai Noel e sua turma – invadiu mais uma vez a principal rua do Centro Histórico dentro da programação do Natal Imperial. O segundo desfile da Parada Iluminada, neste domingo (15.12), levou uma multidão para a Rua do Imperador e a estimativa da prefeitura é de que o evento tenha superado o número de público do primeiro, quando mais de 15 mil pessoas ocupavam as calçadas para assistir papais e mamães noéis, fadas, estrelas, presépio vivo e muito mais. No próximo domingo (22) acontece a última parada iluminada desta edição da festa, a partir de 19h.
A animação, que era vista tanto entre os desfilantes, quanto entre adultos e crianças que assistiam atentas ao desfile, foi o ponto alto da maior atração do Natal Imperial. O público cantou e dançou junto com os mais de 250 participantes da Parada.
A atração é uma das que mais atrai visitantes de fora da cidade.
Toda a iluminação e decoração da Cidade Imperial, que criou um imenso cenário de Natal desde o dia 14 de novembro – e que vai até 12 de janeiro – tem encantado que passa pelas ruas do Centro Histórico e até dos distritos. “Todo o ano eu venho, amo de paixão. Como eu tenho uma escola, eu procuro trazer as crianças para assistir, porque em Três Rios a gente não tem um evento desse, então eu fico maravilhada. Estão todos aqui felizes da vida. A gente monta uma van e vem pra cá. É um trabalho magnífico, a cidade está de parabéns. Muito lindo. E todos os lugares que estivemos fomos muito bem tratados”, frisa a pedagoga Valéria Araújo.
Outro que curtiu em grupo a Parada Iluminada foi analista de sistemas Samir Wayand, segundo ele, as crianças ficaram maravilhadas com o que viram. “O desfile foi fantástico, simplesmente maravilhoso. A gente vê a cidade iluminada, muitos turistas, as pessoas se encantam e a gente fica muito feliz, traz as crianças pra ver, é uma renovação das esperanças e da alegria do Natal, das nossas vidas”, destaca.
Da anunciação à Papai Noel
Este ano, a Parada Iluminada conta com quatro setores. No primeiro, que nesta edição está com um novo carro alegórico, o desfile narra a “Anunciação”, simbolizando o anjo Gabriel anunciando a chegada do menino Jesus. O setor conta com anjos, pastores, estrelas e presépio vivo. É a parte religiosa da atração; o segundo apresenta todo o simbolismo natalino, mostrando que a data virou mais do que uma celebração religiosa, com uma grande festa com presentes, confeiteiras, soldadinhos, bonecas, a ala nova das árvores de Natal, entre outros. Já a terceira traz o mundo mágico de Natal, com duendes, fadas e gnomos. E, por último, Papai Noel encerra o desfile em seu tradicional trenzinhho, fazendo a alegria da criançada.
Os desfiles de Natal foram retomados na atual administração, em 2017, totalmente renovados, se transformando na Parada Iluminada. Para a edição de 2019, foram recuperadas 180 fantasias e criadas 40 novas. Este ano, 80% das fantasias estão iluminadas com lâmpadas LED para tornar o clima de magia ainda mais presente nas noites de domingo.
Itaipava recebeu desfile de São Nicolau com crianças
No sábado (14), Itaipava mergulhou no clima natalino com o “Desfile de Velas São Nicolau”. Crianças da Associação Filantrópica de Petrópolis (Afipe) e da Ginástica Artística Gerorgette Vidor transformaram um trecho da Estrada União e Indústria em passarela para contar a história de São Nicolau, um bispo que virou santo e deu origem à figura do Papai Noel. Não só petropolitanos, como muitos turistas disseram ter adorado curtir as atrações do Natal também no distrito.
“Estou hospedado em Itaipava, passeando com o meu filho e gostamos bastante”, disse o turista do Rio de Janeiro, Fabio Lobo.
“Adoro o Natal e adorei ver o desfile aqui em Itaipava, muito lindo ver as crianças passando”, completa a aposentada Alcindeia Miguez, moradora de Petrópolis.