A primeira das 19 ações propostas pelo movimento empresarial ‘Petrópolis 2030’ ao governo do Estado recebeu apoio em aporte financeiro e institucional para a sua realização: o Petrópolis Business, que será realizado de 26 a 29 de outubro com expectativa da presença de 1.700 empresários participantes entre expositores, geradores de conteúdo, público de palestras e rodadas de negócios com a previsão de circulação de 25 mil pessoas pelos 230 estandes e espaços do evento no Palácio Quitandinha. O Petrópolis Business, que vai apresentar serviços e produtos da cidade, terá aporte de R$ 1,6 milhão do governo do estado. O pleito é um dos apresentados por diversos setores econômicos com o objetivo de consolidar Petrópolis na realização de eventos de negócios para girar sua economia, além de atrair outros de grande porte para a cidade. A garantia de aporte foi dada pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, Vinícius Farah, principal interlocutor do governo do Estado junto ao movimento ‘Petrópolis 2030’.
Depois de 18 anos de ausência do calendário, o evento de negócios, que nos anos 2000 era conhecido como Expo Petrópolis, volta ao cenário gerando 650 empregos diretos temporários em sua realização e projeta aquecer a empregabilidade de vários segmentos nos meses seguintes decorrentes dos negócios gerados no período.
“A pauta do Petrópolis 2030 trabalha todas as propostas de forma simultânea e elas vão sendo realizadas conforme o avanço dos projetos e a disponibilidade do governo do Estado em apoiar. O Petrópolis Business entra na relação de pleitos do empresariado na geração de negócios seja por meio de eventos ou por projetos estruturais como a criação de um centro de convenções multiuso de médio porte, por exemplo”, explica Cláudio Mohammad, presidente da Câmara de Diretores Lojistas, entidade que encabeça o movimento empresarial.
“A Petrópolis Business quer a construção de um ambiente de negócios para conectar visitantes, empreendedores, profissionais e empresas dos setores produtivos do município”, afirma Alney Antunes, vice-presidente da Associação Comercial e Empresarial de Petrópolis (Acep), que organiza o evento ao lado de instituições empresariais da cidade, destacando a importância do apoio do governo estadual. “Além de aporte financeiro, a chancela do estado valida a importância do evento para o setor de negócios de Petrópolis e nos estimula ainda mais a ter uma Petrópolis Business sendo retomada com expectativa de ser um marco neste tipo de ação”, considera Alney Antunes.
Na Petrópolis Business, os expositores poderão se conectar com uma ampla gama de profissionais e empresas locais, estabelecer novos contatos comerciais e aumentar sua base de clientes. A Petrópolis Business pretende atrair visitantes de outras partes do país, que além do evento vão aproveitar a ocasião para conhecer a cidade e desfrutar de sua cultura, gastronomia e atrativos turísticos. Feiras de negócios também são uma oportunidade para as empresas apresentarem suas novidades, inovações e lançamentos de produtos, uma das propostas do Petrópolis Business, que vai dar a oportunidade aos profissionais e empresários locais conhecerem as últimas tendências e tecnologias de seus setores, estimulando a inovação e o desenvolvimento.O Petrópolis Business, em suas seis edições entre 2000 e 2007, atraiu mais de 120 mil pessoas e expôs produtos e serviços de mais de 700 negócios da cidade. De acordo com a Associação Brasileira de Promotores de Eventos (ABRAPE), em todo o país foram realizados mais 590 mil eventos em 2022, o que oportunizou a oferta de mais de 15 mil vagas de emprego nas cinco atividades do core business. Números que comprovam o processo de retomada do segmento e devem se consolidar ainda mais em 2023.