O Petrópolis Convention & Visitors Bureau reuniu nesta quarta-feira (26) empresários, forças de segurança e representantes da prefeitura para discutir a importância do alinhamento do poder público com os setores econômicos dos distritos como comércio, hotéis e prestadores de serviço. O objetivo da reunião foi garantir apoio e estrutura adequadas para o desenvolvimento das atividades, sobretudo em Itaipava, que incluem limpeza, segurança, estrutura e ordenamento do trânsito.
A reunião, no auditório do Hotel Kastel Itaipava, foi conduzida pelo presidente do Petrópolis Convention, Samir el Ghaoui, que está iniciando o terceiro mandato à frente da instituição. “Nas gestões anteriores também tivemos essa ação de alinhamento e agora retornamos com essa agenda. Esses são importantes setores da economia de Petrópolis, gerando empregos e atraindo turistas para a cidade. No entanto, sem o apoio e a estrutura necessários, há prejuízos para a ampliação da visitação e para os próprios moradores. É preciso investir em qualidade de vida, o que beneficia turistas e os residentes”, afirma.
Esta colocação foi apresentada ao secretário de Desenvolvimento Econômico, Thiago Damaceno, e aos dirigentes da Secretaria de Turismo, como a diretora de Turismo da pasta, Evany Noel. A reunião teve a participação de representante das forças de segurança como o comandante do 26° Batalhão da PM, tenente-coronel Celso Jorge Lydia Filho e a tenente Úrsula Curi, além do comandante da Guarda Civil Municipal, Edgar Theobald. A reunião teve a participação de lojistas, dirigentes dos shoppings como Arcádia, Vilarejo e Itaipava e empresários de eventos como os produtores do Rock the Mountain, Antônio Nassif, e do Festival Vedanta de Autoconhecimento, Rodrigo Ribas, já agendados para o Parque de Exposições que recebe oito grandes atrações entre maio e dezembro.
Além da ampliação do comércio nos distritos e oferta de passeios, compras e gastronomia, Petrópolis avançou também em um calendário sólido e diversificado de eventos e vem lidando com um volume expressivo de público e o setores creem ser fundamental que as atrações, deixando o nome da cidade em evidência, precisam de suporte para que transcorram sempre com qualidade e ordenamento.
“Discutimos o policiamento e também ações de rotina em limpeza, fluxo e estacionamento de veículos e estrutura. A próxima reunião será com a CPTrans para tratarmos especificamente do trânsito. Este alinhamento deve ser permanente e não apenas focado nos eventos, mas na qualidade de vida do morador e uma boa recepção aos turistas em suas incursões pela gastronomia, compras, passeios e todas as opções que os distritos oferecem”, completa Samir el Ghaoui.