Petrópolis é destaque no Mondial de la Bière com 9 cervejarias

A 11ª edição do Mondial de la Bière, o maior festival de cervejas artesanais da América Latina, acontece entre quinta e domingo (10 a 13) no Píer Mauá, no Rio, e a cidade de Petrópolis é um dos destaques. Nove cervejarias petropolitanas, conhecidas pela alta qualidade de seus rótulos, levam a tradição e inovação da produção local para o evento. Entre elas estão Sampler, Guapa, Brewpoint, Duas Torres, Colonus, Doutor Duranz, Odin, Black Princess e Bohemia, marcas que já conquistaram seu espaço no mercado nacional e internacional.

“Não é à toa que Petrópolis é a Capital Estadual de Cerveja, sendo berço da produção da bebida no país e agora referência na arte da cerveja artesanal, um mercado em expansão e que atrai turistas”, pontua Samir el Ghaoui, presidente do Petrópolis Convention & Visitors Bureau,  entidade que vai estar presente no evento fazendo a divulgação da cidade como destino turístico e evidenciando as atrações da Cidade Imperial.

Associados ao PC&VB representarão o trade levando vouchers para sorteios de produtos de Petrópolis, uma parceria com a Rota Cervejeira do Rio de Janeiro. “Promover o destino em eventos como o Mondial chama público para a serra. Até meados deste ano havia hoteleiros da Serra Verde Imperial recebendo participantes do Mondial do ano passado. Vamos distribuir  passaportes da rota cervejeira e outros brindes e vouchers para eventos da cidade”, afirma Ana Cláudia Pampillón, coordenadora do movimento.

O festival reúne mais de 160 cervejarias, apresentando cerca de 1,5 mil rótulos ao público, e a participação das cervejarias da Região Serrana do Rio de Janeiro, em especial as de Petrópolis, reforça a importância da cidade no cenário cervejeiro. A cidade não só é um dos polos da produção de cervejas artesanais no Brasil, mas também conta com uma crescente rota cervejeira que atrai turistas e apreciadores de todo o país.

De acordo com o Petrópolis Convention & Visitors Bureau (PC&VB), o setor cervejeiro movimenta significativamente o turismo na cidade, contribuindo tanto para a economia local quanto para a visibilidade nacional da região. “A cultura cervejeira é um dos nossos grandes atrativos. Além das cervejarias, os turistas podem visitar fábricas, participar de tours e degustações, vivenciando a rica tradição cervejeira que Petrópolis oferece”, afirma Samir el Ghaoui, presidente do PC&VB.

A rota cervejeira de Petrópolis é um circuito que inclui visitas guiadas às fábricas, bares especializados e eventos que celebram a produção artesanal local. A cidade, que já foi palco de diversos eventos ligados à cerveja, aproveita a tradição que remonta ao século XIX, com a fundação da Bohemia, a primeira cervejaria do Brasil. Hoje, com uma produção anual que supera milhões de litros, Petrópolis se firma como referência nacional na fabricação de cervejas artesanais.

A presença das cervejarias petropolitanas no Mondial de la Bière reforça ainda mais essa tradição. Os participantes terão a oportunidade de conhecer novos rótulos e se aprofundar na cultura cervejeira da cidade, que alia história, inovação e um terroir ideal para a produção de cervejas de alta qualidade.

De Teresópolis, o público poderá desfrutar de marcas como MadBrew, Belgarioca Rabugentos Brewing Co, e a patrocinadora oficial do evento que leva o nome da cidade, Therezópolis.  Outros dois municípios também estão muito bem representados no festival, Nova Friburgo e Três Rios. O primeiro conta com a participação da Alpendorf, Lumiarina, Cacife e Barão Bier. Já o segundo tem Olma Beer, estreando no festival. 

O Mondial de la Bière, que completa 30 anos em 2024, é uma celebração da diversidade e da excelência cervejeira. Além das cervejarias, o evento conta com mais de 30 operações gastronômicas, ativações com jogos, apresentações musicais e outras atrações, prometendo uma experiência única para os visitantes.

Com a expectativa de receber cerca de 40 mil pessoas ao longo dos quatro dias, o festival se consolida como um dos principais eventos do calendário cervejeiro brasileiro, sendo uma excelente oportunidade para as cervejarias de Petrópolis ampliarem sua visibilidade e conquistarem novos apreciadores.

Posts relacionados

Hingo Hammes e Firjan debatem estratégias para o desenvolvimento e a mobilidade urbana em Petrópolis

Circuito Imperial de Lutas realiza etapa de Judô neste domingo

Música clássica inspira a alta gastronomia no Petrópolis Gourmet 2024