Petrópolis Gourmet 2024: Senac promove oficinas com inspirações musicais

Os segredos e dicas dos chefs são uma atração esperada na programação do Petrópolis Gourmet e este ano o Senac traz uma série de oficinas especiais, realizadas desta sexta (08)  a 22 de novembro, no Centro da cidade, em frente ao Palácio de Cristal. Com receitas inspiradas em canções icônicas da música brasileira, as oficinas combinam técnicas culinárias e homenagens musicais, unindo sabor e cultura em um ambiente de aprendizado. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas com antecedência no link https://bit.ly/festival_petropolis24.

Como tema “Sinfonia dos Sabores,” o Petrópolis Gourmet deste ano faz um convite aos participantes para que se envolvam em experiências gastronômicas enriquecedoras. O festival acontece em 43 bares, restaurantes, cafeterias e delicatessens e tem uma programação interativa com as oficinas, agitos e Mercado Gourmet. Todas as atrações do festival podem ser conferidas em www.petropolisgourmet.com.br

O presidente do Petrópolis Convention & Visitors Bureau, Samir el Ghaoui, destaca a importância das oficinas para o turismo gastronômico da cidade: “Essas oficinas são uma oportunidade única para moradores e turistas se aprofundarem em experiências que vão além da degustação, explorando a arte da culinária de maneira inovadora e divertida.”

As oficinas, realizadas em parceria com o Senac, são voltadas para todos que desejam aprender novas técnicas e apreciar a diversidade de ingredientes e sabores em pratos que celebram a música brasileira. A elaboração dos pratos será inspirada nas famosas canções Tempos modernos, de Lulu Santos, Nem um dia, de Djavan, Aquarela do Brasil e Apesar de você, respectivamente, nas versões de Gal Costa e Benito de Paula. Cada atividade terá capacidade de 25 participantes por grupo.

Programação das oficinas no Senac:

  • Sexta-feira (08/11) – 19h às 22h – “Escondidinho tropeiro”
    Inspirado na música Festa no Interior, de Moraes Moreira, esse prato une elementos da culinária mineira com toques de criatividade e sabor regional.
  • Sábado (09/11) – 9h às 13h – “Bolinho de arroz de costela à cavalo, creme de couve manteiga com missô e gergelim”
    A oficina traz uma homenagem à música Apesar de Você, de Benito de Paula, com uma releitura autêntica e inovadora de um bolinho tradicional.
  • Quinta-feira (14/11) – 19h às 22h – “Hot temaki (mini)”
    Inspirado pela canção Tempos Modernos, de Lulu Santos, o mini temaki oferece um toque contemporâneo à culinária japonesa.
  • Quinta-feira (21/11) – 19h às 22h – “Ravioli”
    Uma oficina que combina sabores sutis e harmoniosos, inspirada em Nem um Dia, de Djavan, trazendo elegância à mesa.
  • Sexta-feira (22/11) – 19h às 22h – “Entremet de abacaxi com coco e ganache verde”
    Inspirada na clássica Aquarela do Brasil, interpretada por Gal Costa, esta sobremesa exótica promete um final doce e inesquecível para as oficinas do Senac.

Posts relacionados

Sesc RJ apresenta espetáculo imersivo para primeira infância

Show do Lemuriano retorna a Itaipava com “Para Todos os Únicos” – Uma Experiência Sensível de Música e Poesia

Fim da escala 6×1 beneficiará mulheres, diz ministra