Os municípios da Região Serrana fecharam o primeiro semestre do ano com saldo positivo na criação de empregos formais. A análise da Firjan, feita a partir da plataforma Retratos Regionais, mostra que a região gerou 2.721 novos postos de trabalho de janeiro a junho. Petrópolis se destaca entre os 14 municípios que compreendem a região, com 940 ofertas de emprego nos últimos seis meses. Somente em junho, foram ofertadas 618 vagas na cidade. Maior registro do mesmo período nos últimos três anos. Em seguida aparecem os municípios de Nova Friburgo (+523) e Teresópolis (+367).
“Nos últimos meses, Petrópolis tem apresentado balanço positivo na geração de empregos e a indústria tem grande responsabilidade nisso, o que demonstra o potencial desse setor e o nosso empenho em buscar melhorias para o ambiente de negócios para expandir as empresas e atrair novos investimentos. Outro fator importante é a qualidade da produtividade, por isso, através da Firjan SENAI, formamos trabalhadores capacitados e cada vez mais integrados com as novas tecnologias e soluções para a nossa indústria”, disse Júlio Talon, presidente da Firjan Serrana.
A análise feita pela federação, com base nos últimos resultados apresentados pelo Novo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), mostra que entre os setores, no apanhado de toda a Região Serrana, destacaram-se os de Serviços (+1.787 vagas), Indústria e Construção (+899).
Ao longo de todo o semestre, as ocupações que mais tiveram ofertas de empregos pela Região Serrana foramAlimentadores de linhas de produção (+296); Trabalhadores nos serviços de manutenção de edificações (+295); Operadores do comércio em lojas e mercados (+271); Ajudantes de obras civis (+255); Agentes, assistentes e auxiliares administrativos (+200); Trabalhadores no atendimento em estabelecimentos de serviços de alimentação, bebidas e hotelaria (+169); Recepcionistas (+148); Operadores de telemarketing e afins (+141); Trabalhadores agropecuários em geral (+89); Ajustadores mecânicos polivalentes e afins (+86).
A análise feita pela federação mostra que o saldo positivo regional segue o resultado obtido no Estado, que registrou a criação de 13.490 empregos somente em junho. Com esse resultado, o Rio acumula 74.387 novos postos de trabalho formais no primeiro semestre de 2023.
“Em junho, a região Serrana apresentou sua melhor geração de postos de trabalho desde novembro do ano passado, com vagas em todos os grandes setores econômicos. Ainda que Petrópolis tenha puxado a criação de vagas, a maior parte dos municípios da região apresentou saldo positivo no mês”, Márcio Felipe de Afonso, especialista de Estudos Econômicos da Firjan.
Os dados destacam ainda que, a ocupação das vagas a partir do nível de escolaridade. Desse total de postos de trabalho abertos, quase 80%, cerca de 58,2 mil foram para trabalhadores com Ensino Médio. Os trabalhadores com nível superior ocuparam 12,3% (9.181) vagas e, 9,4% (6.989) foram para os trabalhadores com Ensino Fundamental completo.