Fortalecer a cultura da prevenção e ampliar ainda mais as ações para tornar Petrópolis mais resiliente: com este foco, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Proteção e Defesa Civil, realizou uma série de atividades nesta terça-feira (29/11). Durante o evento, realizado no Instituto Teológico Franciscano, o fortalecimento dos Núcleos Comunitários de Defesa Civil (Nudecs) foi uma das principais pautas.
Os representantes dos Nudecs receberam, além de certificados de formação, kits para ampliarem a capacidade de trabalho. Os representantes dos núcleos terão novos coletes, capacetes, lanternas, camisas e megafones. “Hoje é o Dia Municipal de Redução de Risco de Desastre. O Plano de Contingência para o verão 2022/2023 foi planejado para fazer com que Petrópolis seja uma cidade cada vez mais resiliente e preparada”, destacou o prefeito Rubens Bomtempo.
O evento contou com a presença do diretor-geral da Defesa Civil estadual, coronel Albino Lourenço, que ressaltou: uma cidade resiliente começa com a ação de cada cidadão. “Na presente data, devemos pensar nas ações que cada pessoa pode e deve fazer em situação de emergência, onde a população tem que ter em mente a premissa: como posso auxiliar a tomada de decisão para prevenção de desastres no município em que resido? Encontrando assim, como resposta, ações de prevenção de risco”, disse.
O secretário de Proteção e Defesa Civil, Gil Kempers, destacou a importância de estimular a cultura de prevenção e redução de desastres no município. “Esta data é para fomentar a cultura de prevenção e redução de desastres no município. Iniciativas como este evento, contribuem para incentivar isso em cada pessoa”, disse.
Também foram homenageados os parceiros e apoiadores do processo de fortalecimento dos Nudecs: o Centro de Defesa dos Direitos Humanos (CDDH); Cáritas do Brasil; Cáritas Alemanha; Plataforma Abrace uma Causa.